Conectado com

Por que comigo? É possível crescer com o sofrimento?

Pastores

Por que comigo? É possível crescer com o sofrimento?

Por Missionário Rafael Wetzel e Aline Fischer Wetzel (psicóloga)

Texto bíblico base: Tiago 1:2-7

Será que diante das crises, dificuldades e sofrimentos que passamos em nossa vida, há alguma oportunidade de crescer e dar a volta por cima? Há alguma oportunidade de virar o jogo?

Fato é que todo o ser humano sofre e na verdade nem conseguimos imaginar a nossa vida sem sofrimento. É preciso estar claro que sofrimento não é uma coisa exclusiva de apenas alguns seres humanos e que outros seres humanos estão imunes a crises. Nós não somos os únicos que sofreram ou sofrem. E sofremos, pela própria condição humana; somos pecadores.

Muitas vezes, nos perguntamos: Mas, por que comigo? E essa é uma pergunta autêntica! Ela de fato brota em nosso coração, nos tira o sono; ela vem nos incomodar e bagunça nossa mente.

A primeira resposta do por que sofremos, é a seguinte: sofremos porque somos! Porque sentimos! Porque somos humanos! Porque estamos envolvidos em situações, e situações de amor! Sofremos porque amamos! Ninguém sofre por estar indiferente a alguma situação em sua vida. Precisamos entender que nós sofremos em detrimento de algo que somos, sentimos, temos e fazemos. Saudavelmente, lembramos que somos homens e mulheres.

Já a segunda resposta do porquê do nosso sofrimento – que também é muito importante – está ligada ao fato de entendermos que vivemos em um mundo em que o mal quer reinar, onde o pecado faz com que nos distanciemos de Deus.

Mas se Deus é bom, por que acontece tanto sofrimento que nos leva a crises? E então partimos para uma questão de mérito. Achamos que somos merecedores de coisas boas, porque somos bons. Porém, quem disse que somos bons? Biblicamente, sabemos dizer que o bem que nós queremos fazer, este nós não fazemos, mas o mal que não queremos fazer, este, nós fazemos. Isso se chama pecado!

Somos desobedientes! Agimos com rebeldia perante Deus. Queremos uma vida independente do amor de Deus. Porém, isso significa que teremos consequências em nossa caminhada na vida. Nossa pergunta deveria ser: sendo do jeito que somos, por que ainda acontece algo de bom conosco?

Para refletir: muitas vezes, eu não entendo porque estou passando por tantas dificuldades, crises e sofrimento, mas na verdade seríamos merecedores de coisas ainda piores. Muitas vezes, há situações em que nada podemos fazer, porém, aquilo que nós não podemos mudar, pode nos mudar!

Sofrimento pode nos fazer crescer. Diante das crises, nos fortalecemos.  Se seguirmos adiante com Deus, nos tornamos um ser humano melhor. Um autor chamado Albert Friesen diz: “Toda crise está grávida de uma oportunidade de crescimento”. Vá até a internet e pesquise a formação de uma pérola e você se surpreenderá.

Crises querem nos trazer de volta à realidade, quando vivíamos iludidos. Sofrimento é um estado temporário, ou seja, tem dias contados para terminar.

Sofrimento e crise sem Jesus, é desânimo. E sofrimento e crise com Jesus, é ânimo para continuar! Agarre-se em Jesus Cristo e viva intensamente. É possível crescer com o sofrimento!

 

 

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

  • Pastores

    Espinho

    Por

    Por Pastora Mariana Wild Desde que o mundo é mundo, o homem atravessa lutas e dificuldades....

  • Pastores

    O peso da culpa

    Por

    Por Pastor Farnei Everaldo Thiele [Eu tenho por certo que todos nós, ou pelo menos a...

  • Pastores

    Como saber se sou mesmo um cristão?

    Por

    Por Pastor Thiago Rodrigo Smaniotto Um cristão é alguém que entendeu que existe por causa de...

  • Pastores

    Sagacidade e ingenuidade

    Por

    Por Pastor Dorival L. Seidel Tem de haver um equilíbrio muito grande entre a sagacidade e...

  • Pastores

    Fomos criados para cumprir um Propósito

    Por

    Por Pastor William Dornellas Muitos vivem a vida hoje sem entender porque existem! Muitos têm uma...

Artigos Populares

Para o Topo