Pastor Jonas Roberto Schultz
Igreja Evangélica Luterana do Brasil – Paróquia Paz de Nova Santa Rosa
“Pois vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha”. 1Pedro 1:18-19
O que é redenção? Essa pergunta foi feita para um indígena, e ele respondeu da seguinte forma: juntou alguns galhos finos e secos, colocou-os em forma de círculo. No meio do círculo, colocou uma minhoca e pôs fogo nos galhos. Apavorada, a minhoca se rastejava de um lado para o outro tentando salvar-se, pois estava cercada pelo perigo de morte, mas tudo era inútil; foi nesse momento que o indígena estendeu sua mão e retirou a minhoca do círculo de fogo, a colocando em liberdade. E então ele disse: isso é redenção!
Estimado leitor, o que significa a redenção para você? Há perdição em volta de sua alma, fogo em volta de sua vida, pecado em seu caminho. A Palavra de Deus afirma: “Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo” Rm 3:12b. Toda a humanidade está na mesma condição, todos são pecadores. Para onde fugir? Quem poderá nos libertar? A quem vamos procurar que possa nos redimir? Quem terá misericórdia de nós?
Somente Deus! Somente Ele pode socorrer!
O segredo da redenção não está em nós. Não depende dos nossos esforços. Nós só conseguimos nos afundar cada vez mais. Não depende da nossa vontade, do nosso querer, da nossa conduta, da nossa piedade. Nós mesmos nos levamos ao fundo do poço, ao lamaçal da perdição e todos os nossos esforços próprios só fazem que afundemos mais.
Nossa redenção está em algo, num fato que está fora de nós. Está no fato mais maravilhoso que a Bíblia conta e que a história tem a relatar. Nossa redenção está na infinita misericórdia de Deus. Deus fez Seu próprio filho se tornar o Cordeiro de Deus. E este Seu filho, Jesus Cristo, Deus entregou ao sofrimento, à dor e a morte.
Nós não podíamos ser salvos com ouro ou prata, pois são metais terrenos, perecíveis. Nós fomos libertados única e exclusivamente pelo sangue de Jesus Cristo. É um milagre sem igual, que o Deus justo entregou o seu maior tesouro e o sacrificou pelos injustos. Não há sacrifício maior. Era impossível fazer mais para que a humanidade, cada um de nós, acreditasse em seu infinito amor.
Somente pela misericórdia de Deus, através da vitória total de Jesus sobre os poderes infernais, é que existe salvação para as pessoas. Cada pessoa que não crê no que aconteceu na cruz e no túmulo vazio da Páscoa, e que esse é o único caminho para a sua salvação, é um infeliz condenado. Aqueles, porém, que creem em Jesus, na Sua morte e ressureição, já têm a redenção, e assim foram salvos das chamas do inferno.
O que é a redenção para o cristão? É saber-se amado, perdoado e salvo. Que todos possam viver a redenção. Assim não precisarão mais estar desanimados e aflitos. Mas estarão felizes e consolados a cada dia de seu viver. Que assim seja, Amém.