Conectado com

Salvos unicamente por meio de Cristo

Pastores

Salvos unicamente por meio de Cristo

Não há outro caminho, somente Jesus Cristo salva da morte eterna.

Por Pastor Jonas Roberto Schultz

João 3.14-21 e Números 21.4-9

No capitulo 03 do Evangelho de João, temos registrado o diálogo entre Jesus e Nicodemos. Jesus recorda o episódio dos israelitas, a sua peregrinação pelo deserto, e como foram atacados por serpentes abrasadoras (Nm 21:4-9).

As serpentes enviadas por Deus foram uma dura pregação de Lei para o povo, por causa do pecado. Um chamado ao arrependimento, e que surtiu efeito, pois: Veio o povo a Moisés e disse: havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo” (Nm 21:7). Moisés recebe de Deus a ordem de colocar diante do povo uma serpente de bronze sobre uma haste.

A serpente de bronze foi o ato gracioso de Deus. Olhar para a serpente era garantia de cura e libertação do veneno mortífero. E é neste ponto que Jesus faz uma comparação:

“E do modo por que Moisés levantou a serpente de bronze no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna” (Jo 3:14,15).

Aqui estamos nós, o Novo Israel. Novo, por causa de CRISTO, mas intimamente, o Antigo Israel que aprendemos a conhecer no texto bíblico. Carregamos em nós ainda o pecado. Quantas vezes murmuramos contra Deus? Reclamamos da vida e meio que culpamos a Deus pelos nossos problemas. Sendo que a raiz de todos os males está no pecado, ou seja, está em nós. Nós somos culpados, somos pecadores e por causa do pecado merecemos a condenação. Não somos merecedores de bênçãos, mas da ira de Deus.

Por isso para nós hoje, também há pregação de Lei. Há um chamado contínuo ao arrependimento. E da mesma forma como o povo de Israel teve que voltar seus olhos para a serpente de bronze em fé e total confiança à Palavra do Senhor para se livrar do veneno mortal das serpentes, assim também nós hoje somos convidados a olhar com fé e total confiança, para o Filho do homem levantado na cruz, para sermos libertados da mordida da antiga serpente, o diabo, e consequentemente sermos libertados do pecado, da morte e do inferno. O povo de Israel não tinha escolha, olhar para a serpente de bronze sobre a haste era a única saída, ou senão a morte. Não há outro caminho, somente Jesus Cristo salva da morte eterna.

Deus nos deu a salvação, deu o maior presente que a humanidade já viu: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Este é o mais puro e doce evangelho no qual podemos nos deliciar e fartar.

 “Deus amou ao mundo”. Este é um detalhe muito importante, a salvação é estendida a todos. O maior erro que se comete é excluir e privar pessoas de conhecer a Jesus Cristo. Privar pessoas do perdão gratuito oferecido por Deus. Por vezes, somos tentados a pensar que para algumas pessoas não há solução, que nem compensa pregar a Palavra. Talvez em alguns momentos apliquemos isso a nós mesmos, com a pergunta: “será que Deus me ama?”. Contudo, a palavra de Deus nos diz: “Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3:17).

O amor de Deus não tem limites; engloba toda a humanidade. O melhor que Deus tinha para dar, Ele o deu, seu único Filho. Ele é dado não apenas por um determinado grupo de pessoas, mas foi dado para que todos, sem exceção, eu e você, todos os que põem a fé nele, possam ser resgatados da destruição e abençoados com a vida que é verdadeira.

A Salvação começa e termina em Deus. “Porque Deus amou ao mundo…” Precisamos levantar os olhos a cada dia e olhar firmemente para o autor e consumador da Salvação. Pois Cristo nos dá a certeza da vida eterna. Ele nos salvou.

Que o amor de Deus, a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo, nos mantenham firmes na fé. Amém.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo