Eu particularmente entendo que precisamos viver um dia por vez, e viver dentro dos propósitos estabelecidos por Deus. A Bíblia nos ensina que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, pois amanhã trará os seus cuidados, evangelho de Mateus 6, versículos 25 ao 34. Isso não quer dizer que precisamos jogar fora tudo o que conquistado ao longo dos anos e através dos nossos pais, afinal a mesma Bíblia nos apresenta uma vida abundante na pessoa de Jesus Cristo. Mas o que me traz nessa reflexão, seguir e prosseguir, é o que diz no texto sagrado de Hebreus capítulo 12, versículos 14 e 15. O verso 14 diz: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”; e o verso 15 prossegue dizendo: “Cuidando para que ninguém se prive da graça de Deus, para que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”.
Toda pessoa, para seguir em frente e prosseguir, precisa estar em paz. Quando falamos em paz, é com Deus em primeiro lugar, consigo mesmo e com o seu próximo. Se uma pessoa, seja ela quer for, o nível social que ocupa na sociedade, se não tiver paz no seu interior, não conseguirá ir para frente de maneira saudável. A maior demonstração de estar em paz com Deus, é estar em paz com o próximo. Muitas pessoas estão sofrendo, estão doentes, não conseguem dormir sem certos tipos de remédios, são dominadas pelo medo, ansiedade, angústia, dor no corpo, certo tipo de depressão, exatamente por não estar em paz, com o cônjuge, membro da família, vizinhos, colegas de trabalho, com a religião, com o líder religioso, um trauma que acompanha desde a infância, feridas emocionais que estão abertas… estão com o que o versículo 15 está dizendo: deixou brotar a raiz de amargura.
A melhor coisa a fazer é liberar tais situações, elas são o atrapalho para uma vida de santificação. Jesus disse em Mateus capítulo 11 versículos 28 e 29: “Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para a alma”. A solução para o problema da alma e da opressão que leva a um cansaço espiritual, emocional e físico, é aceitar o convite de Jesus Cristo, que já pagou o preço para uma pessoa ser completamente livre, vivendo em paz e percorrendo o caminho da santificação. Não seja uma pessoa difícil para o que é de Deus, tudo o que Ele pede de nós, que está na Sua Palavra, é para o nosso próprio bem; seja uma pessoa livre para seguir e prosseguir com toda a disposição. Seguir em paz e com a santificação é uma escolha que está à disposição de cada um de nós. Ninguém é obrigado a nada, mas junto com a escolha há suas consequências.