Queridos leitores da Revista Paz: “Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois, como membros do mesmo corpo, vocês são chamados a viver em paz. E sejam sempre agradecidos”. (Colossenses 3:15 – NVT).
Você é uma pessoa agradecida? Tem sido grato(a) às pessoas e principalmente, a Deus? Certa vez, alguém disse: ‘E se você tivesse acordado hoje, somente com o que você agradeceu a Deus ontem?’ Essa pergunta é forte, e nos faz refletir.
Indo para a Bíblia, encontramos na primeira carta do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses, a seguinte recomendação: “E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões”… (1Ts 5:18a – NVT). Interessante observar que esta orientação não é somente para os momentos quando está tudo bem, tudo ‘mil maravilhas’, mas ‘em todas as ocasiões’. A palavra ‘gratidão’ tem origem no termo do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido ou grato, e do qual também deriva a palavra gratia, que significa ‘graça’ (www.signigficados.com.br); assim, se falamos em gratidão, podemos correlacionar com o mesmo sentido de dar graças (a Deus). Isto é o que lemos, em outras versões (ARA e ARC), da mesma carta aos Tessalonicenses: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (Ts. 5:18 – ARA e ARC). Veja que a sequência do versículo já nos dá um bom motivo para sermos gratos: simplesmente por ser esta a vontade de Deus.
Outro texto a respeito é no primeiro livro de Crônicas, que diz: “Rendam graças ao Senhor, pois Ele é bom; o Seu amor dura para sempre.” (1Cr.16:34 – NTLH). E a importância de render graças a Deus, pela Sua bondade e amor é tamanha, que no livro dos Salmos (o hinário de louvor do povo judeu) encontramos uma expressão semelhante: “Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom, e o Seu amor dura para sempre”. Este verso aparece repetido nos Salmo 106:1; Salmo 107:1; Salmo 118:1 e 29; e Salmo 136:1 (NTLH)… confira na sua Bíblia. Tamanho é o amor de Deus, que o salmista reforça repetindo este verso. E o fato de o amor de Deus durar para sempre, é outro bom motivo para lhe darmos graças.
Dar graças a Deus é reconhecer a Sua bondade e o Seu amor em nossa vida. Amor tão grande a ponto de dar a vida de Seu filho pelos nossos pecados. E os motivos de gratidão vão aumentando à medida que compreendemos a ação de Deus em nossa vida, e vemos em cada detalhe a manifestação do Seu amor. Você tem percebido a ação de Deus em sua vida? Tem percebido diariamente motivos para agradecer? Busque, em cada situação, ver a bondade e o amor de Deus, mesmo nas dificuldades, e então encontrarás motivos para agradecer. Muitas vezes, pode não ser fácil, mas proponho que busquemos tornar isto uma prática em nossa vida.
Para concluir, quero citar a canção ‘Gratidão’ (gravada em 2010), do cantor PG, que gosto muito, e tem no refrão a seguinte declaração: “Gratidão, em minha vida, pra sempre Ele irá receber. Gratidão, da minha voz se ouvirá. E por onde eu passar, Deus irá receber, Gratidão”.
Que assim possam ser também a minha e a sua vida: um cântico de gratidão ao Senhor!