Conectado com

Sinalização do ciclista

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Sinalização do ciclista

São cada vez mais numerosos os ciclistas que diariamente percorrem as ruas de nossas cidades, seja para o trabalho, passeio ou praticando esportes. Nesta edição, vamos falar um pouquinho sobre como ser visto nas vias públicas e os meios de sinalização que podem ser usados por nós, ciclistas.

Para circular de maneira visível, previsível e com segurança, jamais devemos andar na contramão; devemos respeitar os semáforos e ter atenção especial às entradas e saídas de estacionamentos e garagens.

Sinalização dos ciclistas:

Sinal de giro à direita ou esquerda: para sinalizar que irá virar à direita ou à esquerda, estenda o braço para a direção desejada. Essa sinalização pode ser usada tanto nas cidades, para mostrar aos motoristas o caminho que irá seguir, bem como quando estiver no pelotão de ciclistas, para sinalizar aos colegas que vêm atrás de você. É preciso sempre observar primeiro o trânsito e comprovar se a manobra pode ser feita com segurança.

Sinal de freada, parada ou obstáculo: para avisar uma redução de velocidade ou uma parada quando nos deslocamos de bike, o ciclista pode sinalizar estendendo o braço para baixo e fazendo movimentos rápidos curtos para cima e para baixo; com isso, os ciclistas que estão vindo atrás poderão reduzir a velocidade, parar ou desviar de algum obstáculo ou objeto que tem pelo caminho.

Andar de bicicleta pela cidade exige atenção, cuidados e também respeito aos pedestres e demais meios de transporte. Com essas pequenas dicas, você poderá pedalar com mais segurança pelas ruas da cidade e do interior. Aproveite os benefícios da bicicleta e pedale cada dia mais!

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida
Rafael Alexandre Schroder

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Artigos Populares

Para o Topo