Por pastor Valdemar Martin
Estudiosos afirmam que, para mostrar uma cara feia ou apenas franzir a testa, muitos músculos do rosto precisam entrar em ação. Mas, para sorrir, apenas poucos. Conclusão: é mais fácil sorrir do que mostrar um rosto carrancudo. Gastamos bem menos energia física. Sorrir ou franzir a testa são demonstrações externas do nosso íntimo. Se estamos de bem com a vida, se tudo está dando certo, se conseguimos efetuar uma boa venda na loja onde trabalhamos, se tiramos nota excelente na prova do colégio, se o namoro está sendo correspondido, se conseguimos subir no emprego, etc… estamos bem humorados e o sorriso vem ao natural. Nestas ocasiões, não é necessário colocar a tradicional placa com os dizeres: Sorria, você está…
Porém, nem sempre os motivos para sorrir vêm ao nosso encontro. Aliás, também não vêm sempre ao encontro das pessoas com as quais convivemos. Até nós podemos ser a causa que impede o sorriso de nosso próximo. Por isso, antes de julgar o outro, precisamos fazer uma análise da própria vida, da nossa maneira de ser, agir e reagir. Há pessoas que, quando caminham pelas ruas da cidade ou circulam pelos mercados, são reservadas e nunca mostram um sorriso às pessoas que encontram.
Há outras que, quando encontram um conhecido ou amigo, não deixam de desejar um bom dia ou uma boa tarde. Irradiam alegria e felicidade e procuram transmiti-la para os outros. Não vamos pensar que estas pessoas não têm problemas ou não passam por dificuldades. Talvez tenham problemas maiores que os nossos, mas conseguem superá-los com maior facilidade. Quem tem interesse em ajudar o próximo para que ela tenha uma vida mais alegre e feliz, não deverá jamais dar demonstração das próprias dificuldades. Afinal, que interessam aos outros os nossos problemas?
Porém, você nem imagina o quanto o seu sorriso alegre, ou um cumprimento cordial, ou um aperto de mão pode ser benéfico à outra pessoa. Custou tão pouco, mas o outro pode viver alegre e feliz o dia todo. O sorriso e a cordialidade com o próximo ainda é bem mais fácil para quem já sentiu o amor de Deus. O apóstolo João escreveu: Nós amamos, porque ele nos amou primeiro (1 Jo 4:19). Pense nisso…