Amados em Cristo!
Um assunto dos mais comentados no último ano chama-se CRISE: um período tido como ‘tempo de vacas magras’. Esse termo é usado para referir-se a um período ou fase ruim. Porém, você sabia que esta expressão tem origem bíblica? Quando Faraó sonha com sete vacas gordas que são comidas por sete vacas magras. Então, o sonho é interpretado por José como sendo sete anos de fartura (vacas gordas), que seriam seguidos por sete anos de fome (vacas magras). Leia o capítulo 41 de Gênesis.
Interessante é ver como José, que é considerado um exemplo de administrador, soube lidar sabiamente com esta situação. Ele não esperou o ‘tempo das vacas magras’ chegar, de mão cruzadas. Após ser nomeado pelo Faraó como governador do Egito (v.40), José comandou uma ação de ‘economia’ ou ‘poupança’ de alimentos por todo o Egito.
Assim, nos anos seguintes, de ‘vacas magras’, enquanto todo o mundo da época falava em CRISE, o Egito tinha alimentos suficientes para sua população e para comercializar com os povos vizinhos. (v.56-57). Aí você me diria: “Tudo bem, entendi que devo economizar nos períodos de fartura para ter nos momentos de maior necessidade, mas, e agora, se já estou em necessidade?”
Minha resposta é que “Deus não abandona seus filhos, e não lhes deixa faltar o essencial”. Vejamos o que Jesus diz sobre a providência divina: “…Não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir…vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósito. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles…”. (cfe. Mateus, 6:25-26- NTLH).
A Bíblia está cheia de ilustrações da providência divina, mas quero somente citar o que Davi escreve no verso 25, do Salmo 37, que diz: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão” (NVI). Isso não significa que não tenhamos dificuldades, mas que mesmo em meio às dificuldades, Deus não se esquece de nós.
É nesses momentos que podemos aprender também com o apóstolo Paulo, conforme a carta aos Filipenses, onde ele escreve: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade” (Fp.4:12- NVI). Quando Paulo faz essa afirmação, ele está convicto de que Deus suprirá todas as suas necessidades, de acordo com as gloriosas riquezas em Cristo Jesus (cfe. Fp.4:19).
Que eu e você, em meios às dificuldades e tempos de ‘vacas magras’, possamos declarar como Paulo, que diz: “Tudo posso naquele que me fortalece” Fp.4:13.(NVI). Este é um versículo bastante conhecido no meio cristão, mas que me chamou atenção na versão da linguagem de hoje (NTLH), onde lemos: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”. Amados, enfrentemos toda e qualquer situação de crise e problemas, na convicção que o Senhor supre nossas necessidades.
Deus abençoe a todos.