Conectado com

Toque transformador e restaurador

Pastores

Toque transformador e restaurador

Por pastora Sandra Helena Fanzlau

 

Reflexão baseada no texto do Evangelho de Lucas 13:10-27

Jesus a viu, Ele a chamou… (Lucas 13:12ª); essas duas ações de Jesus, olhar para uma mulher e a chamar, já são motivos de repreensão na sociedade da época. Mas a ação de Jesus vai além, Ele coloca a mão sobre a mulher e a cura de uma enfermidade de dezoito anos; e tudo isso acontece no templo sagrado e num dia sagrado. Jesus transforma a vida de uma mulher que há dezoito anos andava encurvada e isso causa protestos e indignação por parte daquelas pessoas que colocam a lei acima de tudo e de todos.

Nada sabemos dessa mulher, além da enfermidade que é relatada no Evangelho. Não sabemos o que a deixou encurvada. Talvez a vergonha, por algum motivo não pudesse mais olhar as pessoas de cabeça erguida, talvez sua consciência pesada, ou a vida tivesse sido pesada demais para ela e já não suportava mais o peso colocado sobre seus ombros. Talvez suas costas se estragaram de tanto trabalhar, ou o peso da lei a impedisse de olhar a vida de frente. Nada sabemos! Sabemos apenas que Jesus em Sua misericórdia a viu, a acolheu, estendeu Sua mão e a curou.

Com o Seu gesto de acolhimento, Jesus resgata essa mulher do anonimato, da opressão de ser excluída da sociedade e lhe concede a oportunidade de olhar a vida de frente, a ter perspectivas, a caminhar rumo ao horizonte.

Muitos anos depois desse episódio, o Evangelho nos convida e endireitar nossas costas, olhar a vida de frente e seguir adiante, mas muito mais do que isso: o Evangelho nos desafia a olhar para pessoas marginalizadas, excluídas, condenadas pelo peso da lei e do preconceito. No mês em que relembramos a luta das mulheres por direitos iguais, somos inspirados na ação de Jesus, que deseja e age para que todas as pessoas tenham vida em abundância, para lutarmos pela vida. Jesus enfrenta autoridades civis e eclesiásticas da época, transformando realidades de dor e sofrimento em caminho libertador de amor, solidariedade e comunhão.  Para Jesus, o valor da vida de homens e mulheres é o mesmo; infelizmente, vivemos numa sociedade onde isso novamente precisa ser dito e reafirmado. Infelizmente, vivemos numa sociedade onde o desprezo pelas mulheres, seja através de piadas de mau gosto ou da violência psicológica ou física, se tornaram atitudes banais. Muitas vezes, assistimos as notícias de feminicídio como se fosse mais uma notícia triste entre tantas outras. O Evangelho nos convida e nos desafia a um novo olhar. Deus vem ao nosso encontro. Ele estende a Sua mão. Ele nos restabelece, nos conduz, nos cura, nos “endireita”, nos faz olhar ao redor. Olhar de outra maneira, sob um novo ângulo, nos dá a oportunidade de recomeçar. Possamos também, inspirados e inspiradas nas atitudes de Jesus, olhar e enxergar as pessoas em sofrimento ao nosso lado. Acolhê-las, abraçá-las e integrá-las em nossos círculos de amizade e de comunhão.

Ao relembrarmos, celebrarmos o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, possamos relembrar da luta das mulheres por dignidade e justiça. Que o Evangelho de Jesus nos motive a não esmorecermos em busca de vida abundante, vida esta trazida pelo próprio Cristo para cada uma e cada um de nós.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

  • Pastores

    Espinho

    Por

    Por Pastora Mariana Wild Desde que o mundo é mundo, o homem atravessa lutas e dificuldades....

  • Pastores

    O peso da culpa

    Por

    Por Pastor Farnei Everaldo Thiele [Eu tenho por certo que todos nós, ou pelo menos a...

  • Pastores

    Como saber se sou mesmo um cristão?

    Por

    Por Pastor Thiago Rodrigo Smaniotto Um cristão é alguém que entendeu que existe por causa de...

  • Pastores

    Sagacidade e ingenuidade

    Por

    Por Pastor Dorival L. Seidel Tem de haver um equilíbrio muito grande entre a sagacidade e...

  • Pastores

    Fomos criados para cumprir um Propósito

    Por

    Por Pastor William Dornellas Muitos vivem a vida hoje sem entender porque existem! Muitos têm uma...

Artigos Populares

Para o Topo