Conectado com

Transformação – Renovação

Pastores

Transformação – Renovação

Por Pastora Sandra Helena Fanzlau

 

“Não vos conformeis com este século, mas transformei-vos pela renovação das vossas mentes, para que experimentais qual seja a boa agradável e perfeita vontade de Deus” Rm. 12.2

Nosso Deus é o Deus da vida, da justiça e da verdade!  Coloca-se ao lado das pessoas que sofrem. Coloca-se ao lado das pessoas injustiçadas, oprimidas, menosprezadas e discriminadas. Hoje, como no tempo de Jesus, vivemos uma realidade onde presenciamos injustiças, violência, morte e discriminação.  Vemos a vida sendo desrespeitada, a justiça sendo manipulada e a verdade relativizada.  A bondade é suprida pela razão. Vida parece não ser mais a preciosidade máxima e, por isso, a palavra do apóstolo Paulo é tão atual e desafiante para nós que vivemos da graça e da misericórdia de Deus.

Não vos conformeis! O desrespeito, a violência, a injustiça, a morte, a corrupção não são coisas cotidianas que devem ser vistas com naturalidade. A realidade não pode ser simplesmente confirmada, mas avaliada de maneira crítica, com indignação e ação. A comunidade cristã não pode retirar-se deste mundo, desta realidade, mas transformá-la.

Transformai-vos! A transformação começa com nós, com a nossa maneira de pensar, de agir, de julgar.  O apostolo Paulo deixa claro que as pessoas cristãs, que vivem a fé em Jesus Cristo, não podem vivê-la apenas numa espiritualidade interior.  A fé, o discipulado, se vive no dia a dia. Na ação, na doação e na luta por transformação. A novidade inaugurada no evento da cruz e da ressurreição de Jesus Cristo nos impulsiona para dentro da realidade.

Paulo nos exorta a não nos conformamos com tudo que nos é colocado. Eu diria que Paulo nos puxa as orelhas, dizendo “o que vocês estão fazendo com a dignidade que Deus lhes deu, pois vocês não são uma coisa qualquer, um João ou uma Maria ninguém”. Não somos objetos descartáveis, um número abstrato nas estatísticas do IBGE, uma consumidora, uma mão de obra ou algo semelhante. Nós temos nome, somos gente, somos filhos e filhas de Deus. Isto apesar das falhas, dos defeitos, dos pecados que carregamos conosco. Ninguém despreze o que Deus dignificou. E, portanto, não podemos nos conformar, mas renovar nosso jeito de pensar e agir.  E não podemos nos conformar com o desprezo de qualquer ser humano, pois todas as pessoas foram criadas a imagem e semelhança de Deus. Por isso, não podemos nos conformar com a cultura do estupro, não podemos nos conformar com atentados homofóbicos, não podemos nos conformar com a violência sem medida, não podemos nos conformar com a corrupção, não podemos nos conformar com a intolerância religiosa.

Transformar esta realidade é responsabilidade nossa.  Pois a inconformidade nasce da fé, e nos leva a buscar alternativas e novas possibilidades.

 

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

  • Pastores

    Startups e Deus

    Por

    Por Pastor Alfredo Bischoff Faz algumas décadas que o mundo se conectou geral. As pessoas têm...

  • Pastores

    É o apocalipse?

    Por

    Por Pastora Sandra Helena Fanzlau Essa pergunta me foi feita diversas vezes neste último ano. Em...

  • Pastores

    Como triunfar sobre as dificuldades da vida

    Por

    Por Reverendo José Roberto de Souza    “Jabes foi mais honrado do que seus irmãos. Sua mãe lhe...

  • Pastores

    Coronavírus (COVID-19). E agora?

    Por

    Por Pastor Adimar Pufal João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em...

  • Pastores

    Planos estabelecidos

    Por

    Por Ev. Fausto Freitas Provérbios 16:1-3: “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor,...

Artigos Populares

Para o Topo