Conectado com

Transformando o vale árido em manancial

Recarga

Transformando o vale árido em manancial

“Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual passando pelo vale árido, faz dele um manancial…” Sl 84:5-6

 

A proposta de hoje para nós é de transformação, tornar o vale árido em manancial. Você sabe o que é um vale árido? É um lugar sombrio, praticamente um deserto. Esse vale do texto era o vale de baca (o trecho mais difícil da estrada até Jerusalém, de passagem obrigatória), conhecido também por vale das lágrimas, (baca – planta que chora).

Nós, talvez, não conheçamos esse lugar fisicamente, mas com certeza podemos dizer que já passamos figuradamente por este vale; provações, doenças, dificuldades, lutas, amarras em nossas vidas, traição, violência, indiferença e depressão, são algumas facetas dos vales áridos da vida humana.

A jornada da vida a caminho da morada celestial nos faz chegar a esse vale. Muitos passam por ele e outros acabam até morando nele. Pare por um instante e analise a sua vida. Em quais áreas está vivendo num vale árido? Analise a sua casa, o seu trabalho, os seus relacionamentos…

Com Cristo ao seu lado, você pode transformar o vale árido em um manancial! Jesus veio a esta terra justamente para isso. Certa vez, ele disse: Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (Jo 7:38). Jesus estava se referindo ao Espírito Santo que passa a habitar e direcionar todo aquele que crê em Jesus.

“Como são felizes os que em Ti encontram sua força” ou “que de Ti recebem forças”.  Só consegue transformar o vale em manancial aquele que faz de Deus a sua Fonte, o seu Gerador, a sua Usina de vitalidade. A nossa força não vem do pensamento positivo, não vem do dinheiro, não vem da família. Todas estas coisas podem até ajudar, mas a nossa verdadeira força vem do Senhor. Devemos recorrer a Ele. Jesus é a fonte!

Um relacionamento com Jesus é fonte de paz, de alegria, de satisfação dentre muitas outras coisas. Mas, existe algo que só Jesus pode trazer: a salvação eterna! Olhamos para a Bíblia e percebemos um foco muito maior na eternidade do que simplesmente nos benefícios colhidos aqui nesta terra. A verdadeira força para viver e enfrentar os vales dessa vida está na esperança, motivada pela certeza de que, pela fé, habitaremos eternamente com o Senhor.

No final do v.5, lemos: “Bem-aventurado o homem (…) em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial (…)”. Ter no coração os caminhos aplanados significa ter um coração quebrantado, ter a geografia do coração alterada. Se tornar ensinável, ao contrário de ter um coração endurecido.

Só muda a situação do lado de fora da vida, quem já mudou a situação do lado de dentro.  É a situação do coração que determina a situação da vida, tanto que existem pessoas que tem tudo e não tem nada! É impossível mudar a história que nos envolve, sem que primeiro mudemos a história do nosso coração.

Quando estamos quebrantados e rompemos com a barreira que impede o fluir das águas vivas, o amor flui, a compreensão e o perdão aparecem e conseguimos não levar em conta o mal feito. Jesus quer transformar o seu interior, para que por onde você passar, mesmo que seja pelo vale árido, um manancial possa brotar e transformar a maneira de olhar para o exterior.

 

Recarga
Thiago Rodrigo Smaniotto - Pastor da Igreja Evangélica A Verdade que Liberta

Continuar Lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Débora Naindia Batista Lopes

    25 de Março de 2021 em 23:25

    Nossa, que reflexão… Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Recarga

  • Recarga

    “O olhar de Jesus”

    Por

    “O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o...

  • Recarga

    A graça que te sustenta

    Por

    “Minha graça te basta, pois meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. 2 Coríntios 12:9   O...

  • Recarga

    Quando o fraco vira forte

    Por

    “Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu...

  • Recarga

    Três razões para perdoar

    Por

    “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como...

  • Recarga

    Ano novo e vida nova!

    Por

    “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela...

Para o Topo