Por Jonas Rossi – (45) 9 9912-2447 – Faça o seu pedido! Entregamos kombuchas duas vezes por mês!
Jonas Rossi é Tecnólogo em Alimentos e pós-graduado em Gastronomia e Cozinha Autoral. Trabalha em indústria de alimentos há mais de 15 anos. Já atuou em diversos setores, como controle de qualidade, supervisor de produção e planejamento e controle de produção.
“Minha paixão por alimentos fermentados começou em 2018, quando buscava uma alternativa de alimentação saudável. O primeiro contato foi com pães de fermentação natural. Achei incrível a transformação apenas de farinha e água utilizando fermento natural (cultura de bactérias e leveduras presente no trigo) em deliciosos pães.
De lá pra cá, já fermentei várias coisas, como: chucrutes, kimchi, pimentas e vegetais diversos. Alguns produtos de charcutaria como bacon, lardo, guanciale e pastrami…
Alcoólicos como cerveja, vinhos e hidromel e não alcoólicos, kombucha!
Atualmente, estou dedicando grande parte do meu tempo e da minha vida, assim podemos dizer, a essa arte! Transformei meu antigo quarto e parte da casa em uma pequena fábrica de kombucha, a ‘Umami Fermentados’. Projeto que começou em 2019, com o TCC da pós-graduação e se concretizou esse ano”.
A kombucha
Kombucha é uma bebida fermentada não alcoólica. Aqui fermentamos chá verde, erva mate e açúcar cristal orgânico com uma cultura de bactérias e leveduras chamada de Scoby.
O tempo de fermentação pode mudar de acordo com cada método e receita. Aqui fazemos a primeira fermentação em 21 dias com a temperatura controlada. Após o envase, inicia-se a segunda fermentação, onde ocorre a gaseificação da bebida, isso mesmo: o gás que deixa ela tão atraente e saborosa vem de uma segunda fermentação e é natural.
A bebida é tão antiga assim como o vinho; documentos comprovam seu consumo por volta de 220 a.C. na China. Mas somente no século 20, a bebida começou ganhar força e se espalhar.
É bem comum as pessoas fazerem a bebida em casa. Já encontrei várias aqui na cidade que fazem para o consumo próprio e até algumas que desistiram de fazer e começaram a comprar.
Hoje são inúmeras marcas de Kombuchas disponíveis em mercados e lojas de produtos naturais. Em 2016, a grande PepsiCo comprou Kevita, uma marca de Kombucha do EUA e sua rival, ,a GT’S Kombucha, tem faturamento aproximado de U$ 98,6 milhões por ano e domina 40% do mercado americano.
Benefícios da kombucha
Ajuda a emagrecer, combate a gastrite, previne infecções intestinais, atua como desintoxicante, melhora o funcionamento do intestino, equilibra o pH do sangue, reduz o estresse e combate a insônia, fortalece o sistema imunológico, previne doenças como diabetes e câncer.
Mas nada disso é comprovado cientificamente.
Muitos são os estudos sobre ela e cada vez mais vem aparecendo novos. Mas, isso leva tempo e é muito difícil ser comprovado, levando em consideração que cada organismo é único e existem vários métodos de fermentações diferentes.
Kombucha é uma bebida saborosa, refrescante, com baixa caloria e açúcares (se preparada de maneira correta). Uma ótima substituta para os refrigerantes cheios de açúcares.
Durante sua fermentação, as leveduras consomem o açúcar e o transformam em álcool, logo após, as bactérias consomem esse álcool e o transformam em ácido acético. Para que isso ocorra, é preciso essa relação ecológica harmônica onde espécies diferentes vivem juntas, em benefício mútuo. São microrganismos diferentes trabalhando juntos, um ajudando o outro. E isso que é tão incrível.
Os componentes ativos do chá usado são transformados, originando uma quantidade considerável de ácidos orgânicos. A literatura refere os ácidos glucônico, lático, tartárico, málico, cítrico, fólico, malônico, oxálico, pirúvico e acético.
Além dos ácidos, outras substâncias valiosas como vitaminas (B e C), aminoácidos e proteínas são produzidas na kombucha. Todos estes compostos a fazem rica para consumo.
Em resumo, existem muitos estudos comprovando que esses componentes gerados na fermentação da kombucha podem auxiliar nosso organismo e ajudar de forma positiva.