Com a pandemia, acabamos fazendo em casa coisas que antes pagávamos ou terceirizávamos, como comida, esportes (academia) ou cuidados pessoais. Eu nunca fui frequentadora assídua de salão de beleza, mas com tanto sabão e álcool em gel, vi minhas mãos ficarem tão ressecadas a ponto de tomar a iniciativa de começar a cuidar melhor das mãos e unhas.
Assisti a algumas vídeoaulas, passei a seguir alguns perfis no Instagram e me aventurei nesta área de autocuidados.
Da última vez que fiz minhas unhas, quis tirar uma foto para mostrar o resultado para a minha irmã, porque ela já faz as próprias unhas há um tempo.
Coloquei a mão esquerda, que estava mais bonita, sobre a mão direita, para esconder os pequenos defeitinhos que tinham ficado, por falta de habilidade e coordenação da mão esquerda, já que sou destra. E então me dei conta da injustiça. Pobrezinha da mão direita. Fez o seu trabalho impecavelmente. A mão esquerda, por sua vez, foi atrapalhada, sujou mais os dedos ao esmaltar e ainda tirou esmalte de onde não deveria na hora de fazer o acabamento, mas estava ali, plena, aparecendo na foto.
Isso me lembrou de um episódio em que uma pessoa levou os méritos que deveriam ser do meu pai, em uma cerimônia feita num encontro de jovens. Ele tinha trabalhado arduamente num projeto, mas o presidente da instituição acabou recebendo os créditos. Indignada, eu perguntei se ele não estava chateado pelo que tinha acontecido e ele me respondeu o seguinte: “O tijolo é extremamente necessário para a construção de uma parede, mas quem aparece é o reboco. O reboco sem o tijolo não se sustenta. Eu prefiro ser tijolo nessa construção”.
Talvez você, minha querida irmã, tem trabalhado para que outros apareçam na sua igreja. A banda inteira toca, mas só o cantor é elogiado. A maionese ficou deliciosa, mas só o churrasqueiro é aplaudido. A decoração está impecável, mas só o pastor aparece na transmissão. Não se preocupe. ALGUÉM está vendo.
“Teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. Jesus diz isso 03 vezes no capítulo 6 de Mateus. Confira os versículos 4, 6 e 18. Lemos em I Coríntios 12:24 e 25 que “Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,
para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros”.
Se o teu trabalho é invisível aos homens, lembre que o Senhor vê o que os outros não veem. Tanto a mão direita, escondida sob a esquerda, quanto o tijolo, escondido atrás do reboco, nada escapa aos Seus olhos, nada é em vão. E o Teu Pai, que vê em secreto, te recompensará!