Conectado com

A arte de perguntar

Educação

A arte de perguntar

Andressa L. Hardt

Coordenadora Pedagógica – Ed. Infantil e Ensino Fundamental I – Colégio Martin Luther 

 

05

Questionar é a essência do aprendizado. Desde cedo, as crianças fazem perguntas sobre o mundo ao seu redor: “Por que o céu é azul?” “Por que as plantas crescem?” Essas perguntas refletem um desejo genuíno de aprender e são o ponto de partida do pensamento crítico.

Na escola, incentivar o questionamento é fundamental. O aprendizado deve ir além da simples transmissão de fatos; ele deve estimular a investigação e a construção ativa do conhecimento. Professores que incentivam perguntas abertas promovem esse tipo de abordagem. Afinal, fazer perguntas é o primeiro passo para alcançar novos patamares de conhecimento.

Muitas vezes, com o passar dos anos, os alunos se tornam mais passivos no aprendizado, esperando respostas prontas. Para evitar isso, é essencial criar um ambiente em que o questionamento seja valorizado. Quando a atitude investigativa é incentivada, os alunos fortalecem sua autonomia para explorar o mundo de forma crítica.

No dia a dia, é importante criar oportunidades para interações genuínas, estimulando a curiosidade em situações cotidianas. Um passeio no parque pode despertar perguntas sobre a natureza e os ecossistemas. Discussões sobre filmes, livros e eventos atuais podem gerar reflexões e análises. Debates em família incentivam diferentes pontos de vista e fortalecem a capacidade de argumentação. Além disso, promover a pesquisa independente ajuda a desenvolver autonomia e pensamento crítico. O exemplo dos adultos também é essencial – demonstrar entusiasmo ao questionar e buscar respostas inspira as crianças a fazerem o mesmo.

Por fim, mais do que simplesmente encontrar respostas, é fundamental ensinar a perguntar, pois o questionamento é a chave para explorar novos horizontes.

 

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Para o Topo