Conectado com

Preciso ir à Igreja?

Sintonia com Deus

Preciso ir à Igreja?

“Eu não preciso ir à Igreja para falar com Deus. Posso fazer orações em casa!” Você, alguma vez, já ouviu (ou disse) alguma frase parecida. Essa é uma tendência crescente, fruto do individualismo, onde muitos ‘cristãos’ querem a liberdade de viver do jeito que acham correto. Alguns, inclusive, usam-se equivocadamente do texto de 1 Cor.6:19: “… vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós…” para tentar justificar a sua ausência nos encontros na congregação. (Aqui vou me referir à igreja como o templo onde um grupo de cristãos se reúne).

Segundo levantamento feito pelo Fórum Pew para religião e vida pública (www.pewforum.org), constatou-se em 2012, com base em estudos de 230 países, que cerca de 1,1 bilhão de pessoas (16,3% da população mundial), não possuem qualquer filiação religiosa. No Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que se declaram sem religião (termo usado pelo instituto), subiu de quase 12,5 milhões (7,3%) em 2000, para mais de 15 milhões (8%) em 2010.

Para ilustrar, vou trazer uma pequena história: “Um membro de um grupo no qual participava regularmente, inesperadamente afastou-se. Após um tempo, o líder do grupo foi visitá-lo, em uma noite muito fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, diante de uma quentinha lareira. Já supondo a razão para a visita, o homem deu-lhe boas-vindas, e lhe ofereceu uma cadeira perto da lareira. O líder sentou-se, mas não disse nada. Ficou em silêncio, contemplando as chamas em torno da lenha e após alguns minutos, cuidadosamente apanhou uma brasa e deixou-a de lado. Então, voltou a sentar-se e permaneceu silencioso. O anfitrião prestou atenção em tudo, permanecendo também quieto. Então a chama da solitária brasa diminuiu, até que se apagou de vez. Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial, entre os dois. Antes de o líder retirar-se, recolheu a brasa fria e colocou-a de volta no meio do fogo. Imediatamente, começou a incandescer novamente, com a luz e o calor dos carvões em torno dela. Quando o líder chegou à porta para sair, seu anfitrião disse: obrigado pela visita, e também pelo sermão. Eu voltarei a participar do grupo amanhã mesmo”.

Entendeu? Creio que não é preciso explicar, não é? Não deixe o fogo de sua fé e comunhão com os irmãos, se apagar. Na carta aos Hebreus, encontramos a recomendação: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros…” (Hb.10:25- NVI).

Participe regularmente das programações de sua comunidade cristã (igreja), e deixe sua chama acessa! E assim, eu e você possamos declarar como o rei Davi, no salmo 122:1: “Alegrei-me com os que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’” (NVI).

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Conversa de face

    Por

    Ao ver o título acima, você leu ‘face’ ou ‘feice’? Bem, se você leu ‘feice’, provavelmente...

  • Sintonia com Deus

    Como estão suas raízes?

    Por

    Algum tempo atrás, eu estava no centro da cidade, e juntamente com um empresário, olhávamos para...

  • Sintonia com Deus

    Sejamos agradecidos!

    Por

    Queridos leitores da Revista Paz: “Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois,...

  • Sintonia com Deus

    Vale OURO…

    Por

    Em campeonatos, muitas vezes, ouvimos o narrador ou comentarista dizer: “Este lance vale Ouro!!” ou “Esta...

  • Sintonia com Deus

    Qual é sua religião?

    Por

    Se eu fizer esta pergunta aos leitores, obterei variadas respostas, como católico, luterano, batista, congregacional, quadrangular,...

Para o Topo