Conectado com

Sintonia com Deus

O Certo e o Errado

Uma frase que circula nas redes sociais, à qual não pude identificar o autor, porém tem me chamado a atenção diz: “O Errado é Errado mesmo que todo mundo esteja fazendo. O Certo é Certo mesmo que ninguém esteja fazendo”.

Mas, então pergunto: afinal, como estabelecer o que é certo e errado? Esta questão permeia os primórdios da história da humanidade. Já no Jardim do Éden, Deus identificou uma certa árvore, como a “árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau” (Gn. 2:9). Vemos que Adão e Eva tinham que tomar uma decisão (como cada um de nós, a cada dia): aceitariam as normas de Deus sobre o que é bom e o que é mau, ou seguiriam as suas próprias? (Gn.3:6). Eles escolheram desobedecer a Deus e assim, afirmavam que eles e seus descendentes se sairiam melhor se estabelecessem as suas próprias normas do que é certo e do que é errado. Mas, será que a humanidade tem sido bem-sucedida em tentar agir como Deus, estabelecendo seus próprios padrões?

Veja o que alguns filósofos dizem a respeito: Sócrates disse que “não tinham conseguido chegar a um comum acordo ao tentar definir o que é bom, e o padrão que determina o certo e o errado”. Immanuel Kant dava ênfase ao direito que a pessoa tem de decidir por si mesma. Já os sofistas (um grupo do séc. 5 a.C.) ensinavam que a opinião popular determinava as normas do que é certo e do que é errado.

Então, será que devemos ouvir a opinião popular, ou decidir por nós mesmos o que é certo e o que é errado? Sobre a opinião popular, o Apóstolo Paulo escreve na primeira carta aos Coríntios “Não se deixem enganar: ‘as más companhias corrompem os bons costumes’” (1Co.15:33). Já com relação a decidir por si só, lemos no livro de Provérbios: “Quem confia em si mesmo é insensato…” (Pv. 28:26 a). Por fim, a Palavra de Deus nos dá a Dica: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento”. (Pv. 3:5 – NVI).

Assim, queridos leitores “Continue fazendo o certo, mesmo que tudo esteja errado. A obediência a Deus sempre traz recompensas”. (Antônio Junior). Grande abraço!

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Uma Vida na Graça, em um mundo de desgraça

    Por

    Quando assistimos a um noticiário ou lemos jornais, observamos a quantidade de notícias tristes e podemos...

  • Sintonia com Deus

    Jesus é Cavalheiro!

    Por

    Vivemos em uma época em que o cavalheirismo parece ter ‘saído de moda’. Não confunda cavalheiro,...

  • Sintonia com Deus

    Por algumas moedas

    Por

    Corrupção é um tema bastante comum nos noticiários atualmente, e assunto corriqueiro em rodas de conversas...

  • Sintonia com Deus

    Vigiai!

    Por

    Chegando o final de ano, e na noite da virada (ou reveillon), muita gente opta em...

  • Sintonia com Deus

    Culto Especial

    Por

    Você certamente já recebeu algum convite (ou até você fez o convite), para um ‘Culto Especial’!...

Para o Topo