Conectado com

Sintonia com Deus

Conversão

Você já se converteu? Ou melhor, você já converteu seu Caminho? No meio evangélico, quando alguém diz ter se convertido, muitas vezes é entendido como tendo ‘mudado de igreja’. Muitas vezes, a conversão é sim acompanhada de mudança de denominação cristã, mas não é necessariamente isto a conversão (pode ocorrer também sem mudança de denominação). Conversão vai além da mudança da placa da igreja que frequentamos, é a mudança do caminho que seguimos, e mudando assim, o destino da chegada.

Vamos fazer um paralelo, com o trânsito: o dicionário de trânsito (www.transitobr.com.br) define conversão como “Movimento em ângulo, à esquerda ou à direita, de mudança da direção original do veículo”. Veja que a conversão é a mudança da direção original, mas qual é a direção original do ser humano?

Bem, desde a queda de Adão e Eva, no Jardim do Éden, a humanidade segue o caminho da perdição eterna, se distanciando de Deus, e conforme Romanos 3:10: “…Não há um justo, nem um sequer” (ARC), e ainda de acordo com o mesmo capítulo, “(porque) todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Rm. 3:23). Então seguindo este caminho, o destino já é certo: a condenação eterna. Por isso, para mudar o destino é necessária a mudança da direção, e esta nova direção o próprio Jesus nos deu quando declarou: “Eu sou O CAMINHO…” (cf. Jo.14:6 a)

O dicionário da Bíblia de Almeida define conversão como: Mudança de vida operada por Deus, e cita que essa mudança tem dois aspectos: o primeiro, relacionado com o pecado, chama-se arrependimento, e o segundo, relacionado com Cristo é a Fé. Veja que da mesma forma que no trânsito, a conversão requer um movimento; na conversão de vida há dois movimentos: um movimento de afastamento do pecado, caracterizado pelo arrependimento, e um movimento de aproximação de Deus, caracterizado pela fé.

Essa ideia da mudança do caminho fica bem clara, no texto de Isaias 55:7 (ARA), que diz: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”.

Claro, que a conversão é um processo individual, um caminho que cada um trilha o seu em direção à eternidade (a eternidade é certa, a questão é qual o destino no final do caminho). Por outro lado, a Bíblia também fala da conversão de toda uma nação: é a palavra do próprio SENHOR, ao rei Salomão, após a construção e consagração do templo, conforme encontramos em 2 Crônicas 7:14: “E se esse meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (ARC).

Nos dois versículos citados acima, encontramos a promessa do perdão do Senhor àquele que converte seu caminho (pessoa ou nação), e o Senhor é fiel na sua promessa (cf. Hb.10:23). Se o seu caminho está ‘torto’, faça como o homenzinho da canção de Aline Barros (Homenzinho Torto), e encontre na Bíblia a orientação do caminho do Senhor e endireite sua vida para o CAMINHO chamado Jesus! Que o Senhor abençoe a conversão do seu Caminho!

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Vale OURO…

    Por

    Em campeonatos, muitas vezes, ouvimos o narrador ou comentarista dizer: “Este lance vale Ouro!!” ou “Esta...

  • Sintonia com Deus

    Qual é sua religião?

    Por

    Se eu fizer esta pergunta aos leitores, obterei variadas respostas, como católico, luterano, batista, congregacional, quadrangular,...

  • Sintonia com Deus

    O Príncipe de Cavalo Branco

    Por

    Quem é pai de menina (no meu caso, de duas), provavelmente já sentou no sofá para...

  • Sintonia com Deus

    Parecido com a mãe…

    Por

    Você é parecido (a) com sua mãe? É muito comum vermos crianças pequenas, ou até jovens...

  • Sintonia com Deus

    a.C / d.C

    Por

    Você certamente já deve ter visto, principalmente em livros de história, as inscrições ‘a.C’ e ‘d.C’....

Artigos Populares

Para o Topo