Conectado com

E aí homem, como você vem tratando sua esposa ou a mulher?

Papo de Homem

E aí homem, como você vem tratando sua esposa ou a mulher?

Lidar com o papel de um bom homem, marido, não é fácil, mas não é impossível; caso contrário, Deus não teria nos dado essa excelente missão nesse projeto maravilhoso que é a família. Então, podemos tratar muito bem a nossa esposa, podemos ser homens de excelência. No dia a dia, podemos melhorar nossa conduta e nossas ações dentro do lar como esposo, pai e amigo de nossa família. Todos os dias, podemos aprender e desenvolver pequenas mudanças em nosso comportamento, pois existimos para aprender e crescer em maturidade.

É muito comum que quando os problemas surgem na relação entre marido e mulher, um jogue a culpa para o outro. Já viu isso em algum lugar? Desde o início da criação, o homem sempre foi chamado a assumir a responsabilidade de liderar o lar, mas muitos maridos acham que a liderança se resume em mandar e exigir ou o famoso texto: “mulher seja submissa ao marido”, interpretado erroneamente por muitos de nós homens. No mundo corporativo e político de sucesso, o líder não é o que apenas manda e exige, mas o que participa, sabe assumir todas as funções e assume a responsabilidade de colocar as coisas nos eixos quando um imprevisto acontece. Apenas mandar e exigir é o que fazem os ditadores, por isso as ditaduras são falidas e ambientes cheios de traição e massacre. Na sociedade moderna, alguns acham que essa postura de homem de negócios de sucesso é a melhor maneira para pensar como um homem deve ser e tratar sua esposa.

Olha a Bíblia.

Quando lemos sobre a criação de Deus, em Gênesis, vemos que o homem foi criado para liderar a família, mas falhou ao não assumir seu erro. Quando Eva pecou, o Senhor cobrou respostas de Adão e não de Eva. Adão, por sua vez, decidiu empurrar a culpa para Eva. Repare que, levando a situação ao pé da letra, o erro foi mesmo de Eva, mas isso é uma visão individual e não familiar. Deus cobrou Adão pelo ato de Eva, porque precisava implantar o conceito de liderança e responsabilidade ao homem. Quando o homem deixa de assumir sua responsabilidade de líder para culpar sua esposa, seus filhos, está deixando uma lacuna em sua família, que será preenchida por intrigas e discussões, causando feridas e traumas que aos olhos humano são irreparáveis. Pense nisso.

Lendo Gênesis, vemos como um homem deve tratar sua esposa mesmo nos dias atuais, sendo líder, assumindo a responsabilidade de manter o equilíbrio em seu lar e a comunhão com o Criador. Quando Adão e Eva foram expulsos do paraíso, deixaram de ter comunhão com Deus. Da mesma forma, quando o marido deixa de enxergar sua família como um todo e passa a ver sua esposa apenas individualmente – “o erro dela é problema dela”- está deixando de cumprir seu papel de homem. O homem é chamado de “cabeça do lar” porque é dele a responsabilidade de manter seu lar em comunhão com nosso Criador.

Olhe outro trecho bíblico: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel”. Salmos 128:1-6

Este salmo foi escrito para os homens, para os maridos. Aqui temos mais algumas dicas de como o homem deve tratar sua esposa. Logo no início, lemos sobre seu trabalho. A responsabilidade de suprir financeiramente seu lar é do homem. Isso não significa que a mulher não possa trabalhar, tampouco que o a mulher não possa ganhar mais que o homem, mas a responsabilidade de fazer as contas, organizar prioridades, pagar as dívidas e planejar o orçamento familiar é do homem.  A eficiência, ou ineficiência, de um lar é responsabilidade do marido. Claro que para muitos homens é mais fácil dizer que a mulher gasta muito com cartão, compra muitos sapatos ou gasta com o que não precisa. Assim, agem como Adão, fugindo da responsabilidade para culpar suas companheiras pelo fracasso.

Não queremos dizer que a mulher não possa participar. Muito pelo contrário, mas o homem não pode fugir de sua responsabilidade. Vamos supor que a esposa de uma família seja economista e, portanto, entende mais de economia que o marido. Ela pode sim dar as diretrizes, sugestões e fazer as planilhas, mas o homem deve acompanhar tudo o que acontece e assumir a responsabilidade de criar uma família em ordem financeira.

O que elas querem? Assim como a mulher precisa de homem que saiba coordenar as finanças, o bom andamento do lar em vários aspectos, também precisam de um homem que supram suas necessidades emocionais e sentimentais. A mulher precisa ser amada mesmo quando o marido não recebe o que deseja. Quando o homem é colocado como cabeça da casa, está sendo colocado como responsável por suprir todas as necessidades de sua esposa. Então sirva sem esperar ser servido, capriche nos detalhes com aquela que é fundamental para a nossa vida. Mulher, instrumento de Deus para nós, homens, que o temem. Criada porque o Criador viu que não era bom que o homem ficasse só. Deus abençoe as mulheres e as encham da Sua gloriosa presença.

Papo de Homem
Pastor Adelson de Oliveira

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Papo de Homem

  • Papo de Homem

    Você é importante

    Por

    “Vede que imenso amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos tratados como filhos...

  • Papo de Homem

    Eu sou macho

    Por

    Você já ouviu a frase: homem que se cuida de mais é de se desconfiar? É...

  • Papo de Homem

    Onde estão os homens de honra que honram?

    Por

     “Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem!” 1Rs 2:2 A...

  • Papo de Homem

    Quem nunca foi e ainda quer ser?

    Por

    As crianças têm um papel bastante significativo na Bíblia. Elas aparecem muitas vezes como o exemplo...

  • Papo de Homem

    Pai continua sendo pai

    Por

    Independente das circunstâncias, ele continua sendo pai. Cresci sem pai, um privilégio que não tive como...

Para o Topo