Conectado com

Conhecemos Deus no sofrimento

Pastores

Conhecemos Deus no sofrimento

Pastora Ester Delene Wilke

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Marechal Cândido Rondon – Comunidade Martin Luther

 

“Será que Deus torceria a justiça? Será que o Todo-Poderoso faria o que não é direito?” (Jó 8:3)

 

Existem muitas coisas que acontecem que nós não alcançamos compreender. Uma delas é o sofrimento de pessoas boas. Essa foi a situação de Jó.

A perda dos bens, da família e da saúde o fez refletir sobre a vida e sobre Deus. Em meio ao sofrimento, ele quis entender o que lhe aconteceu.

Diante da dureza da situação, Jó tinha amigos que o quiseram ajudar. Puseram-se solidariamente ao seu lado. No entanto, as palavras amigas não soaram bem, nem foram convincentes e confortantes para Jó. Ouviu que se existe aflição em sua vida é porque pecou contra Deus. Se existe sofrimento, este vem como punição pelo pecado cometido ou pelo afastamento de Deus.

Hoje, muitas pessoas pensam da mesma maneira. Como se Deus sempre retribuísse o mal que fizemos. É como se Deus fosse impiedoso ao sermos pessoas más ou fosse generoso quando nós formos pessoas boas.

Nós cremos num Deus de grande misericórdia. Cremos que Jesus Cristo faz a troca do nosso pecado pela graça. O amor de Deus oportuniza o arrependimento e assim pode curar e transformar a nossa vida. Mesmo sabendo que o pecado traz consequências, e estas podem resultar em sofrimento e aflição, confiamos nos propósitos de Deus.

O sofrimento de Jó tornou-se ainda maior diante da pergunta: “porque?”. Da mesma maneira como nós, Jó descobriu que esta pergunta não tem reposta fácil ou simples. No entanto, pela fé, devemos fazer uma outra pergunta, ou seja: “para que?”. Deus, junto com o tempo, nos faz entender para que serve o sofrimento. Conhecemos melhor o nosso Deus “pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28).

Não vamos nos resignar ou mesmo nos revoltar diante da “falta” de repostas que satisfaçam nossas necessidades. Vamos confiar que Deus está conosco no nosso sofrimento. Deus está com as outras pessoas que sofrem. A fé nos sustenta, nos faz crer e esperar. A fé nos faz lutar.

Oração: Senhor, nosso Deus! Agradecemos-te por nunca abandonares Teus filhos e Tuas filhas. Que seja feita a Tua vontade em nosso viver. Enche-nos de coragem e confiança. Por Cristo Jesus, pedimos. Amém.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Artigos Populares

Para o Topo