Conectado com

Árvore que tem raízes no Evangelho e na História!

Pastores

Árvore que tem raízes no Evangelho e na História!

Pastora Nádia C. Engler Becker

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Nova Santa Rosa

 

“Eis que eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos”. Mt 28:20b

Em 2024, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a IECLB, celebra o jubileu de 200 anos de história no Brasil. Em 1824, chegaram ao Brasil os primeiros imigrantes alemães. Eles vieram na promessa de que esta é uma terra de onde “jorra leite e mel”. Trouxeram nos baús de mudança suas bíblias, hinários e catecismos. Ao fomentar a vinda de imigrantes europeus, o governo brasileiro tinha por objetivos a consolidação da fronteira sul, o branqueamento da população e a criação de uma classe média consumidora. E, apesar do Brasil ser, de fato, uma terra que “jorra leite e mel”, a realidade dos imigrantes foi extremamente difícil. Muitos foram assentados em regiões de mata fechada, com poucos recursos e enormes desafios. O catolicismo era a religião oficial e as demais denominações não tinham a autorização para construir templos, escolas e nem mesmo cemitérios com identificação. Ainda assim, nossos antepassados se organizaram e não deixaram de se reunir. Escolhiam entre o povo uma pessoa que julgavam ser mais instruída e capacitada. Esta pessoa passava a ocupar uma dupla função: professor e pastor. A boa educação e a fé em Cristo Jesus sempre foram, e permanecem sendo, bases fortes da Igreja Luterana. Em 1889, com a Proclamação da República, veio a liberdade religiosa. A Alemanha passou a enviar pastores para acompanhar algumas comunidades e, aos poucos, com muito trabalho e esforço, as famílias e as comunidades foram se consolidando. Hoje a IECLB está presente em todas as regiões do Brasil com algumas comunidades gigantes e outras bem pequenas nas áreas missionárias.

2024 é um ano especial para relembrar nossas raízes no Evangelho de Jesus Cristo, o Emanuel, que conduziu seu povo e escreveu a sua história! Ao honrar o testemunho de fé, a perseverança e a fidelidade a Deus dos nossos antepassados em tempos difíceis, louvamos a Deus, por que “até aqui nos ajudou o Senhor!” (1Samuel 7.12b). 2024 é também um momento oportuno para olhar para a árvore, a igreja, assim como ela está hoje, avaliar a realidade atual da igreja, suas dificuldades e suas potencialidades e sonhar com o futuro. O contexto brasileiro nos coloca diante de outras dificuldades, diferentes daquelas que nossos antepassados enfrentaram, mas igualmente desafiadoras. Inspirados no exemplo de fé e de força de superação dos antepassados, queremos perseverar fiéis ao Evangelho até a vinda do Seu Reino. Jesus Cristo diz: “Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo” (Mateus 5.13-14). É isto que queremos ser!

Seguimos em frente, consolados e confiantes na promessa de Jesus: “Eis que eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mateus 28.20b). Gratidão pelas raízes, sabedoria e perseverança no presente, e confiantes de que também no futuro Jesus, o Senhor da Igreja, seguirá conosco!

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo