Conectado com

Fundamento sólido – Mateus 7:24-27

Pastores

Fundamento sólido – Mateus 7:24-27

Pastor Jonas Roberto Schultz

Igreja Evangélica Luterana do Brasil – Nova Santa Rosa

 

Construir uma casa ou um prédio exige em primeiro lugar a escolha do terreno. O segundo passo é fazer uma boa fundação para que possa sustentar o peso da construção.

No evangelho, Jesus diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24). Ouvir a Palavra de Deus, praticar a Palavra de Deus, quem faz isso, segundo Jesus, é uma pessoa prudente que edifica a sua casa sobre a rocha.

Muitos pais pensam em deixar para os filhos uma boa herança, colocá-los em uma boa escola para que tenham no futuro uma boa profissão. Tudo isso é importante, mas há algo fundamental que os pais precisam deixar para os seus filhos, que é criá-los no temor do Senhor.

O texto de Deuteronômio traz o seguinte recado: Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se” (Dt 6:5-7).

“Amar o Senhor Deus de todo o coração”: isso vocês vão ensinar, inculcar a vossos filhos. É como se ele dissesse: abram a cabeça dos vossos filhos e coloquem isso em suas mentes, “amar a Deus”. Ensinar aos filhos desde cedo as sagradas letras, mostrar o caminho do “Senhor”. Isto, estimados pais e futuros pais, é construir, edificar a casa sobre a rocha, é colocar o lar sobre um terreno sólido que possa resistir às tempestades, aos fortes ventos.

Sim! Porque Jesus no texto do Evangelho, e em nenhum outro texto da escritura, diz que na vida de um cristão não teriam tempestades e dificuldades. Jesus diz: “Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha” (v.25).  As tempestades vieram, os rios transbordaram, mas a casa se manteve de pé, pois havia um fundamento sólido.

Estimados leitores, quando olhamos a nossa volta vemos inúmeros lares desfeitos, inúmeros lares em crise, filhos desrespeitando os pais, pais desrespeitando os filhos, maridos agredindo as suas esposas. Essa é a realidade do pecado que habita no mundo, que habita no ser humano desde a queda.

E quando isso acontece, vemos que muitas vezes são lares construídos sobre a areia. São famílias que começam bem, mas que quando vêm as tempestades, não tem quem os segure, pois o terreno é frágil e o fundamento também. O pecado destrói as relações humanas. O ser humano em sua natureza sabe muito bem estragar, destruir aquilo que Deus tão perfeitamente criou.

Inúmeras vezes apontamos o dedo e julgamos. Pensamos que somos melhores. Infelizmente tenho que dizer que não somos melhores. Pois não somos menos pecadores, não somos mais ou menos dignos. O mesmo pecado que destrói lares, que faz o marido espancar a esposa, que faz o filho desrespeitar o pai, esse mesmo pecado habita em nós. Sim em mim e em você, em todas as pessoas.

Talvez você possa perguntar, mas porque então eu não faço isso? A resposta é porque Deus é teu freio, porque Deus te protege de você mesmo e protege a sua família. Esta é a diferença fundamental entre o cristão e o não cristão: Deus. O que faz o cristão ser diferente do não cristão, não é o fato de ele ir todos os domingos no culto, de ele ser uma pessoa mais simpática. O que faz o cristão ser diferente do não cristão é a certeza do perdão revelado em Jesus Cristo.

O cristão sabe que é pecador e que vai continuar sendo pecador até o fim de sua vida aqui neste mundo. Mas, mesmo assim, procura através da Palavra de Deus, viver uma vida digna diante do Criador.  Pai, mãe e filhos cristãos vivem a cada dia o perdão revelado em Cristo.

Construir um lar sobre a rocha não significa que nós somos mais fortes e por isso resistimos às tempestades. Construir sobre a rocha significa que Deus sustenta a casa, significa que Deus é o fundamento que mantém o lar mesmo em meio às piores tempestades.

Estimados leitores, que vocês possam sempre lembrar de agradecer a Deus pela família que vocês têm, mas principalmente possam sempre se lembrar da recomendação do apostolo Paulo: “E vocês, pais, não provoquem os seus filhos à ira, mas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4).

Criar os filhos na admoestação do Senhor para que cresçam em sabedoria e no futuro possam edificar o seu lar sobre a rocha que é Jesus Cristo. Esta é uma nobre tarefa que Deus nos dá. As tempestades, infelizmente, muitas vezes, irão aparecer. Mas se Jesus Cristo for o fundamento do lar, com toda a certeza neste lar vai haver perdão e acolhimento. Pois o único que pode manter um lar é Deus através de sua misericórdia e amor. A força não está em nós, mas Deus nos dá a força necessária.

 “Bem-Aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!” (Salmo 128:1). Amém.

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo