Conectado com

A educação e seu poder transformador – 11 de agosto, Dia do Estudante

Educação

A educação e seu poder transformador – 11 de agosto, Dia do Estudante

Por Andressa Luana Hardt – Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental I – Colégio Martin Luther

Você sabe por que o dia 11 de agosto foi escolhido como o Dia do Estudante?

Essa data possui uma história rica e significativa. Foi escolhida para homenagear a criação dos dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil em 1827, quando os cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais começaram a ser oferecidos na Faculdade de Direito de Olinda (PE) e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (SP).

Essa iniciativa marcou o início de uma nova era para a educação brasileira, possibilitando a formação de profissionais capacitados no território nacional. Vale lembrar que esses não foram os primeiros cursos de graduação regulamentados no Brasil. Antes disso, em 1808, outras instituições já aceitavam alunos para a realização do ensino superior. No entanto, somente em 1927, durante a comemoração do centenário da criação dos cursos de Direito, determinou-se a criação do Dia do Estudante, a partir da proposta do advogado Celso Gand Ley, devido à importância histórica das Ciências Jurídicas na educação brasileira.

Atualmente, o desenvolvimento da capacidade de pensar de forma criativa e inovadora, gerando novas ideias e abordagens para os desafios existentes, é uma das características do perfil do estudante. Além disso, a habilidade em utilizar diversas ferramentas tecnológicas para aprendizagem, pesquisa e comunicação também faz parte desse perfil.

A educação e o estudo formam a base para a pesquisa científica e a inovação tecnológica, impulsionando o progresso em diversas áreas do conhecimento e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida global. Além disso, promovem uma mentalidade de aprendizado contínuo, incentivando as pessoas a se atualizarem e se adaptarem às mudanças constantes no mundo.

E você, quando foi a última vez que estudou sobre algo?

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Para o Topo