Você já se perguntou se está sendo chamado(a) por Deus para realizar uma obra específica? Ou se está servindo ao Senhor com todo o seu coração? A Bíblia nos ensina que todos os cristãos são chamados para servir ao Senhor, mas é importante entender que esse chamado não é para satisfazer as expectativas dos outros, mas sim para atender ao propósito de Deus para nossa vida.
Os aplausos humanos geram satisfação, não podemos negar isso. Somos treinados desde pequenos a correr mais rápido para vencer, a ser o melhor nas brincadeiras e a buscar o primeiro lugar, seja nos estudos ou nos esportes. Conquistar o pódio nos traz honra e gera aplausos. Mas a Palavra de Deus nos exorta a não buscar aclamações terrenas e, sim, aprovação do Céu.
“Não trabalhem para a comida que se estraga, mas para a comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque sobre ele o Pai, Deus, colocou o seu selo” (João 6:27).
Quando buscamos satisfazer ao Senhor, Ele nos dá alegria plena, na certeza de estarmos cumprindo nosso propósito, e ainda nos protege da ingratidão das pessoas. Quantas pessoas já enterraram seus talentos por frustrações humanas? Colossenses 3:23 nos orienta quanto a isso:
“O que quer que façais, façai-o de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens”.
Nossa motivação precisa ser divina para termos certeza de que estamos fazendo a vontade de Deus. Quando nos concentramos em satisfazer as expectativas dos outros, podemos nos perder em um ciclo de busca por aprovação humana e ainda anular toda recompensa que poderíamos receber do Senhor.
Perceba quão sério é seguir a motivação errada, conforme o texto de I Coríntios 3:11-13: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém edificar sobre este fundamento, ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um será manifesta; porque o dia a declarará, pois será revelada pelo fogo, e o fogo provará a obra de cada um, qual seja” (I Coríntios 3:11-13).
Se você serve ao Senhor buscando aplausos, é só isso que você receberá. Mas, se você o serve de todo o coração, ignorando tanto os aplausos quanto a ingratidão humana, você está garantindo a sua recompensa para a eternidade.
Tudo o que você precisa para alcançar o seu propósito de vida, que é a razão pela qual você foi criado, já está dentro de você. Cada um de nós foi cuidadosamente projetado por Deus para viver uma vida com propósito. Nós recebemos os dons e talentos necessários para realizar esse propósito.
Eu oro para que você desperte para o seu chamado, não desperdice os dons que Deus lhe confiou e que experimente uma alegria plena desfrutando da aprovação Dele.