Conectado com

Como triunfar sobre as dificuldades da vida

Pastores

Como triunfar sobre as dificuldades da vida

Por Reverendo José Roberto de Souza   

“Jabes foi mais honrado do que seus irmãos. Sua mãe lhe dera o nome de Jabes, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Que tu me abençoes e aumente minha propriedade; que a tua mão me proteja e não permita que eu seja afligido pelo mal! E Deus lhe concedeu o que pediu” (I Crônicas 4:9 e 10).

A história de Jabes é uma das mais curtas da Bíblia e também uma das mais sugestivas. Ele tornou-se mais honrado do que seus irmãos, pois, embora tenha recebido um nome pejado de estigma, não aceitou passivamente a decretação da derrota. Nós também podemos superar nossas limitações. Podemos fazer avanços mais ousados. É tempo de nos desvencilharmos das dificuldades do passado, subirmos nos ombros dos gigantes e olharmos para a vida com a visão do farol alto.

1 – Ele rogou a bênção de Deus (I Cr. 4:10)

Jabes invocou o Deus de Israel, o Deus vivo, e não um ídolo morto. Ele foi à fonte certa, com o pedido certo e com a motivação certa. Seu clamor é profundo: “Que tu me abençoes”. Somente por meio da bênção de Deus, podemos sair dos desertos esbraseantes para os prados cheios de verdor, somente por meio da bênção de Deus, podemos curar os traumas do nosso passado para vivermos uma vida livre, abundante e feliz. A bênção de Deus enriquece e com ela não existe desgosto.

2 – Ele pediu a Deus que aumentasse sua propriedade (I Cr. 4:10)

Jabes não era um homem acomodado. Ele olhava para frente e queria conquistar mais terreno, queria alargar o espaço de sua tenda, queria ampliar os horizontes e conquistar novas fronteiras. Não basta desvencilhar-se das amarras do passado; precisamos alçar voos mais altos em relação ao futuro. Seu coração palpitava por vitórias mais expressivas, por alvos mais arrojados, por sonhos mais altaneiros. A crise é um tempo de oportunidade. Precisamos pedir a Deus para alargar nossas fronteiras, sendo mais influentes, mais abençoadores e realizar obras mais excelentes.

3 – Ele suplica a presença de Deus (I Cr.4:10)

Jabes entende que seus sonhos não podem ser realizados se a mão de Deus não for com ele. Ele não quer apenas coisas; quer Deus. Coisas sem Deus não satisfazem a alma. Nossa maior necessidade é de Deus. Jamais poderemos superar as dificuldades, vencer obstáculos, derrubar gigantes, vencer os inimigos de fora e os temores de dentro se a mão de Deus não for conosco.

4 – Ele clamou pela proteção de Deus (I Cr. 4:10)

Jabes compreendeu que a jornada da vida é cheia de perigos. Precisamos da proteção divina. Jabes pede livramento do mal e do maligno. Ele orou: “…e não permita que eu seja afligido pelo mal!” Deus o respondeu. Clame também ao Senhor, e você verá que um novo tempo poderá raiar em sua vida!

 

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo