Conectado com

História das igrejas se une à história de Marechal Cândido Rondon: um povo de fé! PARTE 4

Cotidiano

História das igrejas se une à história de Marechal Cândido Rondon: um povo de fé! PARTE 4

PIB – Primeira Igreja Batista em Marechal Cândido Rondon

A igreja Batista em Marechal Cândido Rondon se desenvolveu junto com a colonização do Oeste Paranaense. Em novembro de 1950, Albert Pydd, da Igreja Batista da Linha 28 – Ajuricaba (RS), veio conhecer esta nova colonização. Entusiasmado com o que viu, começou a fazer propaganda desta região e ao mesmo tempo, fazia caravanas de compradores de terras que vinham em caminhões cobertos por uma lona e com bancos de tábuas. Como ele conhecia a maioria dos irmãos da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil, procurou os irmãos das igrejas com o pensamento de começar em Rondon uma nova igreja.
No início de 1951, ele entrou em contato com o irmão Ewald Henke, membro da igreja Batista em Santa Rosa (RS). Ao vir para cá com Pydd, Ewald se entusiasmou de tal maneira que logo comprou terras e voltou com o propósito de vender sua serraria e moinho e vir para cá no mesmo ano. No dia 19 de setembro de 1951, dois caminhões de Harry Pydd estavam carregando a mudança da família Henke, e após nove dias de viagem, chegaram com os filhos: Anita, Kurt, Ulrich, Lori, Willi e Enith, esposa Alice e seus pais Adolf e Emilie, com mais de 70 anos. Na época, existiam apenas 16 casas nesta vila. Chegaram num sábado e no domingo, dia 29 de setembro, o irmão Henke reuniu a família e o irmão Harry Pydd, para o primeiro culto na sua casa. Assim começou esta que é hoje a Primeira Igreja Batista em Marechal Cândido Rondon.
No início de 1952, começaram a chegar outras famílias, como Ernest Tucholke, Emanuel Kublik, Gerhard Frost, Gustav Lange, Waldi Winter…
O grupo foi crescendo rapidamente e a casa do irmão Henke ficou pequena para as reuniões. Resolveram então realizar os cultos no moinho, em construção, do irmão Tucholke. Mais tarde, os cultos foram realizados no moinho do irmão Henke. Diversos cultos também foram realizados na escola da vila.
Com a vinda do casal Lange de Tupinambá (PR), da igreja Batista Independente, o grupo teve uma ajuda muito grande, pois este irmão tinha o dom da Palavra, passando a pregar nos cultos.
No final de 1952, o grupo já contava com 50 pessoas. Em abril de 1953, o pastor Oscar Horn veio realizar uma evangelização. Na ocasião (19/04/52), foi pedido ao pastor Oscar Horn que aqui fosse organizada uma igreja Batista. O pedido foi levado a então Associação de Igrejas Teuto Brasileiras (hoje Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil, ligada à Convenção Batista Brasileira). Neste mesmo ano, começou a construção do primeiro templo, em terrenos doados pela firma Maripá.

No dia 15 de maio de 1954, os irmãos se reuniram para escolher a primeira diretoria e fazer planos para o futuro e no domingo, é realizada a festa de organização, com 85 membros, cujas as cartas seriam pedidas das suas igrejas de origem. Neste mesmo dia a igreja votou convidar o seminarista Ottmar Wehr como seu primeiro pastor.

Cotidiano
Informações gerais

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cotidiano

Para o Topo