Conectado com

Meta 2020: Ser + amigo de Deus

Deus de Detalhes

Meta 2020: Ser + amigo de Deus

Esse ano comecei relendo o livro UMA VIDA COM PROPÓSITOS, de Rick Warren. Se você ainda não leu, leia… porque é maravilhoso. Então, quero compartilhar algumas frases e aprendizados pessoais referentes ao capítulo 11.

 

DEUS QUER SER SEU MELHOR AMIGO

O Antigo Testamento é marcado pelo medo que o povo tinha de Deus, e com exceção da época do Jardim do Éden, o acesso a Deus não era direto, era sempre por intermédio de profetas, juízes ou reis.

Mas aí veio Jesus e mudou tudo! Quando Ele pagou pelos nossos pecados na cruz do Calvário, o véu do Templo, que simbolizava nossa separação de Deus, se rasgou de cima para baixo, indicando que o acesso direto a Deus estava de volta.

Ter amizade com Deus só é possível por causa da graça Dele e do sacrifício de Jesus! “Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos Dele”. II Co 5:18a.

Jesus mesmo disse: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos”. Jo 15:15.

Conhecer e amar a Deus são nosso maior privilégio, e sermos conhecidos e amados é o maior prazer de Deus. Ele mesmo diz: “Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender… essas são as coisas que me agradam”. Jr 9:24.

 

Duas coisas são essenciais para termos uma amizade íntima com Deus:

1.    Tenha um diálogo constante com Deus

O importante é compartilhar TUDO com Deus. Até porque Ele já sabe o que vamos dizer, conhece nossos pensamentos, mas Ele quer nos ouvir.

Um conceito equivocado é de que “passar tempo com Deus” significa estar sozinho com Ele, no quarto, de portas fechadas. É claro que temos que ter esses momentos sim, mas “passar tempo com Deus” é mais do que isso. É inclui-lo em toda nossa rotina diária. Como? Convidando-o a estar conosco em tudo que formos fazer, é estar consciente da presença Dele, ao nosso lado.

Num livro escrito no século XVII, por irmão Lourenço, ele diz: “A chave para uma amizade com Deus não é mudar o que você faz, mas sim mudar sua atitude em relação ao que faz. Ou seja, o que você normalmente faz por você mesmo comece a fazer por Deus: comer, tomar banho, trabalhar, relaxar ou jogar o lixo fora”.

Lembra do versículo de I Ts 5:17? “Orai sem cessar”. É isso aí! Por exemplo, fale com Deus quando for sair de carro, agradeça por ter um carro, peça proteção… você também pode escolher algumas passagens ou versículos para transformar em oração e louvor a Deus. Por exemplo: “Obrigada Deus porque o Senhor é o meu pastor e eu sei que nada me faltará”. Sl 23:1.

Praticar a presença de Deus é uma habilidade, um hábito que você pode desenvolver. E esse hábito deve ser constante, porque não louvamos a Deus para nos sentirmos bem, mas para agir bem. Nosso objetivo não deve ser uma sensação, mas a consciência permanente da realidade da presença de Deus. Este é o estilo de vida de adoração, um diálogo constante com Deus.

 

2.    Medite continuamente

Você não pode amar a Deus a não ser que o conheça, e não pode conhecê-lo, sem conhecer Sua Palavra. É impossível ser amigo de Deus sem saber o que Ele diz. Então leia a Bíblia.

É claro que não podemos passar o dia lendo a Bíblia, mas podemos meditar em suas palavras.

Durante o dia, revise em sua mente o que você leu, medite nas mensagens e pregações que você ouve. Eu faço pequenos lembretes de frases, versículos que me chamam a atenção e colo onde sei que vou ler durante o dia.

Quando você pensa repetidamente em determinado problema, isso é preocupação, mas, quando você pensa repetidamente na Palavra de Deus, isso é meditação.

Deus de Detalhes
Vanusa Schulz Ceruti

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Deus de Detalhes

  • Deus de Detalhes

    Suas escolhas

    Por

    Em uma cidade por aí… Começou a chover, e os meios de comunicação avisavam que uma...

  • Deus de Detalhes

    Não desista!!

    Por

    Quando éramos crianças, começamos a ir à escola, fizemos uns desenhos, rabiscos na verdade, aí levamos...

  • Deus de Detalhes

    Ser luz

    Por

    Em João 8:12 Jesus declara: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará...

  • Deus de Detalhes

    Viver sem arrependimentos

    Por

    A dor de uma amiga está me consumindo neste momento. Recentemente, ela passou aqui em casa,...

  • Deus de Detalhes

    Experiências boas e MUITO boas

    Por

    Li certa vez que não existem experiências boas e ruins, mas sim boas e muito boas....

Para o Topo