Conectado com

Minhocas… que nojo!

Deus de Detalhes

Minhocas… que nojo!

Você tem nojo de minhocas!? Eu, com certeza, tenho sim!

Você já teve curiosidade de saber por que Deus as fez? Eu já, e fiz uma breve pesquisa nos sites: Escola Kids e Super Interessante; veja o que descobri: as minhocas são animais invertebrados, de corpo cilíndrico e alongado, formado por vários anéis. A minhoca é muito importante para o solo, por vários fatores; em primeiro lugar, ela é detritívora, ou seja, alimenta-se de restos orgânicos de vegetais e animais. Por ter esse tipo de alimentação, ela elimina em suas fezes restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras. Essas bactérias, ao agirem sobre esses restos alimentares, produzem um material chamado de húmus.

O húmus é muito importante para o crescimento das plantas, pois contém nitrogênio, fósforo e potássio, nutrientes necessários para as plantas crescerem e se desenvolverem.

Além de produzir o húmus necessário para o crescimento das plantas, as minhocas, ao se movimentarem embaixo da terra, vão fazendo túneis, que favorecem a ventilação das raízes das plantas e a penetração da água das chuvas, o que colabora para a melhor absorção de água pelas raízes.

Os solos que possuem grande quantidade de minhocas são considerados solos muito férteis, onde tudo o que se planta nasce. E isso já era conhecido no Egito antigo. A rainha Cleópatra e seus contemporâneos a chamavam de animal sagrado, por dar fertilidade às margens do rio Nilo.

Pensando que se fosse por algumas pessoas (e por mim também), as minhocas não precisariam existir! Mas depois dessa breve pesquisa, vemos que são necessárias pra existência de boas plantas, e não servem só pra isca! Kkk…

Isso me fez pensar que Deus é maravilhoso, genial e criativo! Tanto no reino animal, como no espiritual, às vezes, as coisas e serviços que achamos mais desprezíveis são, na realidade, dignos de honra. Às vezes, achamos que só quem aparece na mídia, canta no louvor ou fala muito bem é importante. Mas Deus nos diz que somos todos importantes, especiais, e que os que muitas vezes julgamos menos, são essenciais.

O que Deus pensa…

“Deus não faz acepção de pessoas” Romanos 2:11.

“Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos” Colossenses 3:11.

Então eu pergunto: de que forma você tem ajudado ou trabalhado pra Cristo?

Você deixa de fazer algo por achar que é sem importância, ou por achar que ninguém vai notar?

Se pensarmos que nossa maior preocupação deve estar em agradar a Deus, jamais deixaremos de fazer algo por achar sem valor, afinal, Ele tudo vê e sabe a intenção do nosso coração.

E tem mais…

Eclesiastes 9:10 nos diz:  “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze conforme as tuas forças…” ou, “Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder” (NTLH).

Então não deixe de fazer algo só por achar pouca coisa. Deus te colocou onde você está porque Ele sabe que só você poderia fazer o que Ele te pede nesse momento, do jeito que você faz. E quando nos falta capacidade, devemos fazer como Tiago disse… “Se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade, e lhe será concedida” Tiago 1:5.

Então faça seu trabalho, cumpra sua missão, seja ela qual for, com excelência, com alegria, fazendo para Deus que te capacita, e com certeza sua vida será muito mais abundante!!

Deus de Detalhes
Vanusa Schulz Ceruti

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Deus de Detalhes

Para o Topo