Conectado com

O valor do casamento!

Recarga

O valor do casamento!

“Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”.  Marcos 10:6-9

 

Casamento dá trabalho, mas vale a pena! O casamento é uma ideia de Deus e um presente para as pessoas. Deus criou o homem e a mulher, à Sua imagem e semelhança. Também instituiu o casamento para a felicidade de ambos. No casamento, marido e mulher se tornam uma só carne. Essa é a melhor expressão de relacionamento humano, que deve ser uma demonstração de amor, respeito e fidelidade.

É extremamente recompensador buscar fazer o outro feliz e em contrapartida, se sentir completo! Mas como tudo que é bom, precisa ser desenvolvido e exige trabalho e dedicação.  “No Pain, no gain”! Com tudo é assim, no casamento mais ainda. Se você precisa investir no trabalho, nos estudos, nos filhos, nos amigos e em qualquer coisa para ter futuro, no casamento não é diferente. A única diferença é que o casamento é a mais profunda expressão de amor de um ser humano pelo outro, então vale o investimento.

Casamento deve ir muito além da paixão. Precisamos reconhecer que a paixão é o que é: um pico emocional temporário. E então desenvolver o amor verdadeiro com o nosso cônjuge. Apaixonar-se não é amor verdadeiro porque não implica em nenhuma participação de nossa parte. Qualquer coisa que façamos apaixonados, requererá pouca disciplina e esforço.

Já o amor deve existir em um mundo onde fios de cabelo sempre estarão na pia e respingos de pasta de dente no espelho; discussões ocorrem por causa do lado de se colocar o papel higiênico. É um mundo onde os sapatos não andam até o armário e as gavetas não se fecham sozinhas, os casacos não gostam de cabides e pés de meia somem quando vão para a máquina de lavar. Neste mundo, um olhar pode machucar, uma palavra pode quebrar. Amantes podem tornar-se inimigos e o casamento um campo de batalhas sem trégua.

O relacionamento conjugal não se desenvolve num ambiente de “jardim do Éden”, mas em um campo de batalha onde existem inimigos à espreita. O individualismo, o egoísmo, os próprios interesses, os desafios inerentes à vida e o inimigo das nossas almas. Se escolhermos fazer uma carreira solo, ficaremos muito mais fragilizados para enfrentar as ameaças, mas se os dois estiverem unidos, se levantarão e encontrarão forças em Deus para enfrentar juntos qualquer inimigo que se levante.

Nessa aliança de afeto não deve existir competição, mas complementação. Marido e mulher não atacam um ao outro, mas defendem um ao outro. Não buscam no casamento simplesmente a satisfação de si mesmo, mas primeiramente a felicidade do outro.

Esta é uma boa notícia aos casais que perderam seus sentimentos de paixão: se o amor é uma opção, então eles possuem a capacidade de amar após a experiência da paixão haver passado. Amor é a atitude que diz: “Sou casado com você e escolho lutar pelos seus interesses!”

 

Recarga
Thiago Rodrigo Smaniotto - Pastor da Igreja Evangélica A Verdade que Liberta

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Recarga

  • Recarga

    Meu futuro é Jesus

    Por

    “Disse-lhe Tomé: ‘Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?’ Respondeu Jesus:...

  • Recarga

    Tudo se resume em relacionamentos

    Por

    “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma...

  • Recarga

    Sempre em frente

    Por

    “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das...

  • Recarga

    Confiança

    Por

    “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;...

  • Recarga

    Estabilidade em meio às incertezas

    Por

    “Senhor, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei...

Para o Topo