Conectado com

Letra de Mulher

Olhar ou ver?

O que você acha mais importante? Olhar ou ver? Parecem sinônimos, mas não são.

O significado das frases “Ele me viu” e “Ele olhou para mim”, são diferentes. Se alguém te viu, não fez mais do que notar a tua presença. O “ver” é rápido, ágil, até desatento. Mas “olhar” é bem mais profundo, mais lento e reflexivo.

Gostaria de refletir com você num trecho da Bíblia que expressa muito bem essa diferença. Em João 20:4-8, lemos o seguinte texto: “Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro; e, abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia, não entrou. Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte. Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu”.

Na tradução para o Português, lemos três vezes o verbo “ver”. Isso não favorece o contexto porque, no original grego, cada vez que se falou de tal ação, se utilizou uma palavra diferente. Segundo o original, na primeira vez, quando o discípulo chega ao sepulcro, ele “vê” os lençóis de linho. Na segunda vez, quando Pedro entra no sepulcro, ele “contempla” o lenço e os lençóis. Mas, quando o outro discípulo entra no túmulo e olha uma segunda vez, ele “olha” e crê.

Este último “olhar” foi decisivo para que ele compreendesse que a promessa de Jesus tinha se cumprido. Foi necessário um olhar profundo, com interesse, para que o discípulo pudesse entender o que havia acontecido ali.

O “olhar” vai muito além do “ver”. A Bíblia cita, algumas vezes, momentos em que Jesus “olhou” para algumas pessoas. Narra o olhar de Jesus para Pedro, na noite em que este o negou. Conta que Jesus olhou para o jovem rico e o amou.

O olhar de Jesus comove as entranhas do ser humano. Faz voltar para o início, para o primeiro amor, promove arrependimento e renovação de vida.

Minha querida irmã, quando foi a última vez que você sentiu o penetrante olhar de Jesus? Você olha para Jesus, ou prefere apenas “vê-lo”?

Há quanto tempo você vê Deus agindo na vida de outras pessoas? Você ouve as pessoas contando as maravilhas que Deus tem feito, mas não sabe que história pessoal contar a elas? Você costuma dizer: “Deus operou um milagre na vida da minha irmã”, ou você diz: “Deus operou um milagre na MINHA vida”? Você acredita que Deus fala com as pessoas, ou você pode afirmar que Deus fala CONTIGO?

Eu te convido a OLHAR para Jesus, de uma forma que você ainda não fez. Contemple o que Ele tem feito na tua vida. Afaste-se, por um momento, da Lei e das tradições, deixe de olhar para si mesma e olhe apenas para Jesus, como fez Davi, quando orou: “Em ti, ó Deus, meu Senhor; estão fitos os meus olhos. Em ti tenho buscado refúgio; não desampares a minha alma” Sl. 141:8.

Um grande abraço!

Letra de Mulher
Carla Schumann Nogueira

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Letra de Mulher

Para o Topo