Conectado com

Turminha da Paz

Os Talentos

Vamos conhecer mais uma parábola que Jesus contou aos seus amigos? A história desta edição vai falar de talentos, mas você sabe o que é um talento? Vamos descobrir juntos!

Jesus contou esta história: um homem estava para ir viajar, chamou seus servos e confiou a eles seus talentos; o primeiro recebeu cinco talentos, o segundo, dois talentos e o terceiro, um talento. Cada um conforme sua capacidade. Os talentos na história representam o dinheiro do homem confiado aos seus servos. Quando partiu, o empregado que recebeu cinco talentos saiu para trabalhar e ganhou outros cinco talentos. Assim também fez o empregado que recebeu dois talentos, trabalhou e recebeu outros dois. Mas o que recebeu apenas um talento ficou com medo de perder ou que o roubassem, cavou um buraco e escondeu o seu talento até o seu patrão voltar.

Depois de algum tempo, o senhor retorna para sua casa e vai conversar com seus servos, para ver como estaria o dinheiro que eles receberam: o primeiro servo se apresenta, entrega seus talentos, dizendo ‘o senhor me confiou cinco talentos, aqui estão outros cinco que ganhei’. O patrão responde: ‘Servo bom e fiel, foi fiel no pouco que te confiei e muito mais será confiado’. Da mesma maneira, o que recebeu dois talentos apresentou os outros dois que recebeu e o patrão lhe disse: ‘Muito bom, servo bom e fiel’. Então chega o terceiro empregado, que recebeu um talento e diz: ‘senhor, sei o quanto é rigoroso, fiquei com medo e enterrei o seu talento no chão’. Respondeu o senhor: ‘Servo mal e preguiçoso, ao menos deveria ter guardado meu dinheiro nos bancos para receber os juros. Tirem o talento deste e entregue ao que tem dez’.

E Jesus termina a história dizendo: ‘Porque a todo o que tem será dado e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem será tirado’.

Esta parábola pode ser entendida na nossa vida como os talentos que recebemos de Deus. Vamos entender agora o que é um talento: Talento é um dom que Deus nos deu, é a nossa habilidade em fazer algo. Dom significa dádiva, algo muito importante e especial que nos foi confiado. Portanto, todos nós recebemos talentos e dons de Deus. E o que devemos fazer com eles? Devemos utilizar nossos talentos para fazer o bem, para conquistar mais pessoas para Deus, demonstrar a alegria de termos Jesus em nossas vidas. Assim estaremos aumentando nossos talentos e Deus nos dirá: ‘Servo bom e fiel!’
E então, quais sãos os seus talentos? É um bom momento para descobrir quais talentos Deus confiou a você!

Turminha da Paz
Jéssika Aline Luft - Professora do Colégio Cristo Rei

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turminha da Paz

  • Turminha da Paz

    Os 10 Mandamentos

    Por

    Você se recorda de uma história, há muito tempo atrás, quando o povo de Deus foi...

  • Turminha da Paz

    O Deus que perdoa

    Por

    Você está preparado para a história desta edição? Vamos aprender um pouquinho sobre o perdão de...

  • Turminha da Paz

    O menino Jesus no templo

    Por

      Hoje vamos conhecer uma história que aconteceu com Jesus quando era criança. Você está preparado?...

  • Turminha da Paz

    A Páscoa com Jesus

    Por

    O que a Páscoa significa para nós, cristãos? Você conhece a história da Páscoa? Então se...

  • Turminha da Paz

    A história de Miriã

    Por

    A história de Miriã na Bíblia é muito interessante: ela foi uma menina muito corajosa. Vamos...

Para o Topo