Conectado com

Letra de Mulher

Shhh

Fique em silêncio por um instante. Preste atenção em todos os sons que puder identificar ao seu redor e procure relacioná-los, mais ou menos como eu fiz:

Um caminhão arrancou; há conversas na sala ao lado; são vozes masculinas; um celular toca; uma cadeira range; ouço passos no corredor; meu celular dá sinal de mensagem entrando; posso ouvir o café enchendo uma xícara; um pouco mais longe, consigo perceber uma buzina, e reconheço que é uma moto; passarinhos cantam; uma mulher está tossindo. Até agora não tinha percebido o ruído do ar condicionado. O som que sai do teclado do computador, enquanto escrevo, não parecia tão alto antes.

Se eu não tivesse me concentrado em ouvir todos os sons, poderia jurar que estava escrevendo em meio ao silêncio. Mas, bastou prestar atenção ao meu redor, que percebi o quão barulhento um ambiente pode ser.

O som é medido em decibéis. Mesmo em uma sala de espera silenciosa ou em uma biblioteca, podemos perceber sons em torno de 30dB (decibéis).

Cientistas criaram Câmaras Anecóicas, também conhecidas como “Salas do Silêncio”, que são projetadas para obter o silêncio absoluto. Mas, mesmo dentro delas, poderíamos ouvir as batidas do próprio coração, ruídos do estômago, estalos no crânio e até o sangue correndo pelas veias. Esses sons podem chegar a 16dB.

Como podemos, então, “silenciar” para ouvir a voz de Deus? Não é no silêncio que Deus fala (I Reis 19.11-13)? E como pode o profeta Habacuque dizer “O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Hb. 2.20), se não conseguimos o silêncio absoluto?

Não é o silêncio exterior que devemos eliminar, e sim o interior. “A água inteira do mar não pode afundar um navio, a menos que ela invada seu interior.” Esse é o segredo. O barulho está aí. A agitação, a rotina acelerada, os compromissos, tudo confabulando para que você se distraia e perca seu momento de intimidade com Deus.

Mas, assim como podemos silenciar e ouvir todos os sons ao nosso redor, podemos fazer o exercício contrário. Concentre-se somente naquilo que interessa. Esqueça o resto. Respire fundo. Não tente aquietar o mundo. Aquiete a tua alma e preste atenção.

Talvez a resposta de Deus, que você tanto esteja esperando, esteja naquele silêncio que você não está fazendo. Portanto, Shhh…

 

Letra de Mulher
Carla Schumann Nogueira

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Letra de Mulher

  • Letra de Mulher

    Você é uma “mulher goteira”?

    Por

    Plim, plim, plim, plim, plim… Uma tortura, ninguém merece goteiras! Este barulho é capaz de enlouquecer...

  • Letra de Mulher

    Continue a nadar, continue a nadar

    Por

      – Hoje eu não deveria ter levantado da cama. Desde o primeiro passo (aquele em...

  • Letra de Mulher

    Falta muito, Pai?

    Por

    Esses dias, uma amiga comentava sobre todas as mudanças que foram causadas pela pandemia que estamos...

  • Letra de Mulher

    Já pro cantinho do pensamento!

    Por

    Começou como um rumor baixinho, já que tratava-se de um problema no outro lado do mundo....

  • Letra de Mulher

    Lambendo os dedos

    Por

    Sou a mais velha de cinco irmãos e já experimentei épocas de privação, não do que...

Para o Topo