Por Pastor Isai Marcelo Hort
Até demônios acreditam!
“Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até os demônios creem e tremem!” Tiago 2:19
Na teologia, os demônios são descritos como anjos do diabo, que decaíram da mesma forma como ele. A Bíblia chama os demônios de “espíritos malignos” (Lc 8:2), e “espíritos imundos” (Lc 8:29). Mateus chama Satanás de “maioral dos demônios” (Mt 12:24).
É aceitável dizer que demônios são mensageiros do diabo, que foram enviados para cumprir o seu propósito. O apóstolo Tiago declara que eles têm fé (grego; pisteuo), porém esta “fé” não faz deles espíritos bons.
Eles crêem, mas continuam sendo anjos do mal condenados ao “lago de fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. (Mt 25:41). O texto bíblico diz que existiam pessoas que acreditavam da mesma maneira que os demônios.
Tiago alerta que esse tipo de fé não tem efeito nenhum para a salvação eterna. Infelizmente, existe um número muito grande de pessoas, que se contentam com uma “fé demoníaca”.
Neste artigo, iremos explanar duas das seis características da fé que acabam enganando muitos possuidores de uma fé insuficiente. Elas podem até fazer parte da confissão de fé e da prática cristã, mas não são decisivas para a salvação.
Não é suficiente:
1 —ACREDITAR NA EXISTÊNCIA DE UM ÚNICO DEUS.
O texto bíblico é claro a ponto de não ser necessário adicionar grandes explicações. O Cristianismo é uma religião monoteísta. Existem muitas outras religiões também monoteístas como o judaísmo, islamismo, zoroastrismo, fé Bahá’í e outras. A má notícia é que demônios também são monoteístas de primeira classe. Eles também acreditam e sabem da realidade de um único Deus. Sabem melhor que muitos humanos, que nenhum deus de madeira ou porcelana feito por mãos de homens poderia ser o criador do universo.
Ser monoteísta é correto. Como diz Tiago: “fazes bem”, porém esta característica de fé por si só não é suficiente.
Não é suficiente:
2 —ACREDITAR QUE JESUS É FILHO DE DEUS
Mateus 8:28-34 relata que Jesus estava passando por uma região onde haviam dois homens terríveis. Eles geravam muito pavor na região. Seus pés e mãos já haviam sido acorrentados, mas eles os arrebentavam com força extra-humana. A Bíblia diz que eles estavam dominados por espíritos maus. Quando Jesus aproximou-se deles, veja o que estes proclamaram:
“Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?” Mateus 8:29
Os demônios não tinham dúvida quanto a natureza divina de Cristo. Sabiam que Jesus era o Filho de Deus. Mas mesmo assim, continuavam sendo demônios infernais que atormentavam a vida daqueles homens.
E você leitor? Acredita que Jesus é filho de Deus? Ótimo, isso é correto, mas não suficiente para sua salvação. É preciso aceitar o seu perdão e seguir os seus passos diariamente. Não contente-se com uma fé insuficiente. Comece a segui-lo hoje mesmo!