Por Ana Maria Canton – Desenvolvimento Humano e Corporativo
Agora que já entendemos (vide matéria do mês anterior) os conceitos básicos e principalmente os múltiplos benefícios desta fundamental competência Comportamental denominada Inteligência Emocional no ambiente de trabalho, vamos abordar, de forma prática nesta matéria, o que deve ser feito no dia a dia para que seja possível desenvolver esta poderosa habilidade e ter cada vez mais resultados extraordinários em sua trajetória.
Conheça suas próprias emoções
Reconhecer os sentimentos é o primeiro passo para o desenvolvimento do autocontrole emocional, principalmente no que diz respeito ao ambiente de trabalho. Como somos colocados diariamente frente a frente com situações que por vezes têm o poder de nos levar ao limite emocional, é importante estarmos sempre atentos aos sentimentos (raiva, medo, decepção, angústia, etc) que são despertados nos momentos de estresse profissional e identificarmos qual comportamento recorrente tenho desenvolvido (mau humor, isolamento, agressividade, irritabilidade, etc).
Aprenda a lidar com as emoções
Após identificar as emoções e sentimentos que estão sendo um empecilho para o seu crescimento profissional, procure entender que cada um dos sentimentos e emoções que surgem nos momentos de crise no trabalho têm o seu valor e uma razão para existir. Ao contrário do que muitos pensam, descobrir o poder da inteligência emocional no trabalho e aprender a lidar com as emoções, nada tem a ver com suprimir os sentimentos e sim, manter o equilíbrio destes, sabendo dosá-los de maneira correta e controlada, canalizando essa energia para comportamentos que lhes sejam benéficos.
Desenvolva a empatia
Um indivíduo que tem a capacidade de entender as emoções do outro e se colocar no lugar dele, aumenta exponencialmente sua capacidade de comunicação. Quando você se coloca no lugar do seu colega de trabalho, por exemplo, dos seus colaboradores ou do seu gestor, e passa a imaginar como eles estão se sentindo, tentando experimentar as mesmas emoções que eles, você passa a respeitá-los ainda mais e, com isso, os conflitos diminuem, abrindo espaço para a colaboração mútua.
Mantenha-se motivado
Não é à toa que a palavra MOTIVAÇÃO significa “motivo para agir” e para isso o processo de autoconhecimento tem fundamental importância. Os nossos pensamentos estimulam nossos sentimentos, que por sua vez determinam nossos comportamentos. Manter-se motivado é encontrar dentro de nós aquilo que verdadeiramente nos impulsiona a viver, trabalhar, agir e a partir deste objetivo focar nossas energias para a realização deste propósito. “Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.