Ninguém imaginou passar por algo assim, antes só visto em filmes. O fato é que a Covid-19 mudou nossas vidas. E não estou falando aqui simplesmente da alteração da rotina nesses dias de isolamento, em que não podemos mais reunir a família no tradicional almoço de domingo, frequentar a academia, levar as crianças para a escola e/ou jantar com os amigos em bares e restaurantes. Sim, tudo isso mudou nosso cotidiano — e muito. Mas o meu convite para você é para pensarmos nas mudanças mais profundas, naquelas transformações que devem moldar a realidade à nossa volta e, interferindo na nossa escala de valores e crenças a tal ponto de mudar muitos dos nossos comportamentos.
Vários estudiosos e especialistas afirmam que o coronavírus funciona como um acelerador de futuros. A pandemia antecipa mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto (home office), a educação à distância (muito questionada nos últimos dias), o fortalecimento do comércio digital (e-commerce), os conceitos exaustivamente debatidos sobre “menos é mais”, a importância da EMPATIA e da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL como disciplina nas grades escolares, assim como a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas e as pessoas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.
As mudanças sempre foram a única certeza da nossa evolução; a diferença é que agora elas têm pressa. As adaptações necessárias para conduzir nossas vidas nesses últimos dias foram determinadas pelas necessidades de cuidados extras com a nossa saúde, assim como com a nossa integridade física e emocional, o que tem elevado o nível de ansiedade e medo na maioria das pessoas. Mas a grande questão é: “O que você pode mudar para se adaptar à nova realidade mundial pós pandemia? ”.
A busca pelo autoconhecimento nesse momento pode ser uma excelente alternativa. Designar esforços para entender a si mesmo, buscando uma compreensão profunda de quem você é, através da identificação dos seus valores, da ressignificação das suas crenças (muitas vezes limitantes), assim como o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, permite que você compreenda melhor os fatos, as circunstâncias e as pessoas ao seu redor. Evite as comparações, lembre-se que cada ser humano é único e é justamente isso que nos torna especiais aos olhos do Pai, nosso Criador.
Foco no positivo. Pensamentos geram emoções que por sua vez, geram comportamentos.