Conectado com

A solidão pode ser má conselheira

Educação

A solidão pode ser má conselheira

Por Mariana Dines Herdt – Professora Colégio Martin Luther / Psicóloga com especialização em avaliação psicológica e psicodiagnóstico

Os seres humanos são seres sociais, seres grupais, que precisam estar com pessoas que se importem e que os ajudem a satisfazer suas necessidades. Por isso, tenha amigos!

Na infância, sempre temos pessoas por perto para nos orientar e nos acompanhar em absolutamente TUDO. Gostamos e precisamos estar ao lado de outras crianças. Na adolescência, o mesmo acontece. Uma cena muito comum é a cena de adolescentes andando em grupos e descobrindo o mundo em grupos, fazendo atividades com os colegas de sala ou até mesmo buscando atividades extracurriculares com as quais se identificam.

Os dias cinza podem aparecer, e são as pessoas que podem melhorar nossos dias. Tire momentos em família e com amigos para cultivar o convívio social: momentos de lazer, de brincadeiras, noites do pijama ou momentos à mesa para conversar e descobrir o que todos têm em comum.

O convívio social familiar para as crianças e adolescentes traz momentos de descoberta e vínculo levados para a vida, em que todos se sentem protegidos, pertencentes e, principalmente, acolhidos. Não é bom compartilhar angústias e bons momentos junto de pessoas de quem gostamos?

Quando nos faltam esses vínculos sociais e as amizades, temos tendência ao adoecimento. Então, quando a vida “aperta”, precisamos de pessoas para nos ajudar a pensar sobre o que fazer em relação a dificuldades e desafios que se apresentam a nós sem aviso prévio.

Pense nisso e observe a importância de um bom convívio social!!

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Para o Topo