As mulheres, muito mais do que os homens, precisam de amigas. Os homens conseguem liberar tensões e estresse jogando futebol ou praticando outro esporte, assistindo televisão, lavando o carro, cortando a grama, entre tantas outras formas. A mulher, no entanto, precisa compartilhar momentos e sentimentos com outras mulheres.
E não adianta aproveitar a ligação do telemarketing e desabafar com a atendente. Tem que ser com uma mulher especial, uma amiga. Uma que tenha provado que é capaz de ficar triste com a sua tristeza e, principalmente, de ficar alegre com a sua felicidade. Uma que tenha vencido a força do tempo e que tenha sido capaz de atravessar um tempo de controvérsias e continuar ao teu lado. Uma que te ame, apesar de tudo, e apesar de nada.
E por que mulheres assim estão ficando cada vez mais raras?
Porque ser amiga é travar uma batalha constante contra o egoísmo. Quando somos amigas, conseguimos demonstrar que temos pela outra a mesma atenção que temos conosco mesmas. Conseguimos sentir a sua dor como se fosse nossa, e somos capazes de nos alegrar genuinamente com o seu sucesso, ou o que quer que tenha conquistado. E, principalmente, conseguimos ser sinceras a ponto de apontar suas falhas, com o único intuito de fazer da outra pessoa alguém melhor do que ela já é. Atente para o que lemos em Provérbios 27:5 e 6: “Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas dum amigo; mas os beijos dum inimigo são enganosos”.
Uma amiga edifica a vida da outra. “Portanto cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para a edificação” (Rm.15:2). A amizade deve servir como esteio e apoio para o crescimento espiritual entre as pessoas.
Isso significa que uma amiga nunca me incentivará a pecar, não ficará chafurdando nos meus erros do passado e não vai prejudicar minha vida espiritual. Pelo contrário, essa amiga me fará analisar minhas atitudes e meu compromisso diante do Senhor. Ela terá coragem de me corrigir quando errar e me apoiará no meu caminho de volta. Ela me estimulará a manter minha relação com Deus acima de qualquer amizade humana.
Afinal, de que vale uma amizade se ela não te faz melhor do que você é?
Você tem uma amiga assim?
Você consegue SER uma amiga assim?