Uma grande alegria que tenho como pai, é poder ver os boletins de minhas filhas (temos duas meninas), perceber suas boas notas e chegando ao final do ano, poder verificar o resultado tão esperado: APROVADO(A). Essa aprovação é resultado da dedicação durante o ano nos estudos. Imagino quão triste seria o contrário, com aqueles que vêm para casa (ou os pais têm que ir buscar na escola), com o dolorido resultado de “reprovado”.
Da mesma forma, muitos jovens prestam vestibulares e concursos públicos sempre em busca da aprovação, vislumbrando mudança ou melhoria de vida, através do curso universitário ou cargo público sonhado.
E nós como cristãos, também buscamos ser “aprovados”? E de quem buscamos a aprovação? O jovem líder Timóteo, que foi um aprendiz do apóstolo Paulo, recebeu dele a seguinte orientação: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra de Deus”. (2 Tm. 2:15 – NVI).
Três pontos interessantes para destacarmos neste único versículo:
Devemos buscar a aprovação de Deus: Muitas vezes, busca-se a aprovação de familiares, amigos e mesmo dos líderes religiosos, mas o que mais importa é a aprovação do Senhor.
Não tenhamos nada do que nos envergonhar: Se existe algo que tenhamos vergonha de trazer na presença de Deus é importante consertar, e também não nos envergonharmos de manifestar nossa fé no Senhor Jesus.
Maneje corretamente a Palavra de Deus: Como é perigoso quando se usa inadequadamente textos da Palavra de Deus, buscando seus próprios interesses. Devemos buscar conhecer e usar adequadamente a Palavra de Deus, dentro do seu contexto e objetivo santo.
Contudo, tem um detalhe: para chegar a tão desejada “aprovação”, é necessário passar pela prova. Ou você acha que as boas notas no boletim, ou o vestibular daquele curso concorrido, são moleza?
Eis o grande problema de muitos cristãos: querem cantar “Campeão, Vencedor” (letra: Conquistando o Impossível – Jamily), mas não querem ser provados. O cantor Lázaro tem uma canção intitulada “Passando pela prova”, que no refrão canta: “Vou passando pela prova dando glória a Deus, glória a Deus, glória a Deus”. Para ser aprovado, precisamos passar pela prova.
O dicionário online (dicio.com.br), tem como uma das definições de aprovado como “aquele que passou numa prova”. Assim como na vida escolar, acadêmica e profissional, na vida de fé também a “aprovação” vem após as provas (que por vezes, são bem difíceis aos olhos humanos).
Lembre-se que Deus permite às provações com um propósito maior. Veja na história de Jó (leia Jó.1:6-12), onde somente após a permissão de Deus, satanás pode agir, trazendo as duras provações na vida de Jó; contudo, ele permaneceu firme, sendo assim, aprovado e abençoado por Deus (cfe.Jó.42:12).
A escritora americana Lettie Cowman escreveu que: “A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo”. Quando um aluno é “aprovado” e passa de uma série para outra, ele é valorizado por isto, e cresce na sua trajetória de conhecimento escolar. Assim deveria ser na nossa vida de fé: que saíamos das provas, aprovados e crescendo em nossa experiência e conhecimento de Deus.
Que Deus lhe abençoe, concedendo sua APROVAÇÃO!