Conectado com

“As vidas de Abraão e Ló” – baseado em Gênesis capítulos 12 ao 19

Pastores

“As vidas de Abraão e Ló” – baseado em Gênesis capítulos 12 ao 19

Rev. Wanderley Olivo

Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular em Nova Santa Rosa

 

Nova Santa Rosa tem tradição cristã e as trajetórias de Abraão e Ló podem ilustrar para nós, estilos de vivência de fé fervorosa e morna. Dois estilos e comportamentos completamente diferentes de pessoas muito próximas, que levam a resultados e consequências extremas. Caso já conheça a história, me permita lembrar-lhe de alguns fatos e narrar minhas percepções à luz do Texto.

Ló era sobrinho de Abrão, o pai de Ló faleceu e ele foi criado pelo seu avô Terá, que era pai de Abrão. Quando Terá falece, Abrão assume Ló como filho e faz aliança com ele de abrigá-lo, instruí-lo e protegê-lo. Analise:

  • Abrão foi chamado por Deus e obedeceu por amor, deixou sua terra de origem, os costumes antigos e dirigiu-se a um destino que Deus revelou apenas durante o trajeto. Ló foi junto com Abrão, mas seu interesse não era no chamado divino, só nos benefícios de estar aliançado com o forte líder Abrão.
  • O negócio da família de Terá, segundo historiadores, era uma fábrica de ídolos, mas Abrão abre mão disto para buscar a Deus e pelo bem de sua família. Enquanto Ló demonstra interesse maior nos bens e no dinheiro ao escolher “as campinas bem regadas” (Gn 13:10) e abandona seus tios idosos Abrão e Sara.
  • No relato de Gn.14:18-24 percebemos que Abrão é fiel dizimista e ofertante liberal, sendo que as Sagradas Escrituras não mencionam Ló fazendo isso em nenhum momento, o que indica que ele nunca foi dizimista ou ofertante.
  • Pelos lugares que peregrinava e acampava, Abrão edificava altares de adoração e ofertas a Deus além de suas tendas, já sobre Ló, só há registro de que edificou suas tendas ou barracas; um preocupava-se em agradar a Deus e o outro, no próprio bem estar.
  • Abrão ouviu o “Chamado de Deus” e mudou todo seu estilo de vida para se enquadrar no Caminho da Fé, enquanto Ló, mesmo tendo sido criado pelo mesmo pai (Terá) e visto tudo que Deus fez por seus tios, ouviu o “chamado do mundo” e permitiu que sua vida fosse conduzida pelo sistema mundano corrupto.
  • Quando Ló foi retirado pelos anjos do Senhor de Sodoma (Gn.19-15, graças à intercessão de Abrão) e a cidade foi destruída, Ló perdeu todos os seus bens financeiros, enquanto isso, Jeová Jireh (Deus Provedor) muda o nome de Abrão (pai exaltado) para Abraão (pai de multidões) e o prospera grandemente.
  • Em II Pedro 2:6-8, o apóstolo menciona que o coração de Ló se afligia com tudo que estava vivenciando mas, como ele não buscou ajuda de Deus e do Abraão (que simboliza o início da Igreja), sofreu consequências terríveis.
  • Ló, ao sair dos Caminhos do Senhor, perdeu riqueza, esposa, honra das suas duas únicas filhas, se tornou exemplo de maldição e pai de duas nações pagãs – Moabitas e Amonitas (Gn 19). Abraão ganhou Honra, Casamento estável, Filhos, Riqueza e se tornou PAI DA FÉ!

 

Hoje, nós podemos escolher qual será nosso estilo de vida: andaremos como Ló, ou em compromisso pela fé, como Abraão?

 

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Artigos Populares

Para o Topo