Fundada em 18 de fevereiro de 1998, a Associação Rondonense de Bicicross (ARB), tem como objetivo congregar os pilotos de bicicross e amantes do esporte em Marechal Cândido Rondon, propiciando aos seus associados atividades recreativas e esportivas em geral.
A primeira diretoria ficou assim composta: Presidente: Elinton Müller; vice-presidente: Ilson Griep; secretária: Eliane Marilei Freitag; vice-secretário: Tiago Lang; diretor esportivo: Lauri Griep; vice-diretor esportivo: Charles de Souza; diretor cultural: Elton Eleeystein; diretora social: Meridiana Kempfer; vice-diretor social: Cezar Bassa; conselho fiscal efetivos: Sandro Franz, Claudemir Morais e Anderson Benides; conselho fiscal suplentes: Marcos Rempel, Astrogildo de Paula e Eduardo Ress.
Pista de Bicicross Max Mülling
Nesta primeira edição em que vamos ressaltar os trabalhos desta Associação na Revista Paz, dentre as várias conquistas, vamos falar a respeito de um grande feito recente e que é essencial para a prática do bicicross no município: a inauguração da Pista de Bicicross Max Mülling.
No dia 15 de setembro deste ano, a tão esperada Pista foi inaugurada, no Loteamento Augusto. Foram relembrados momentos da história do bicicross rondonense e, especialmente, de pessoas que fizeram parte desta jornada.
O nome da pista, “Max Müling”, é do ex-atleta, que atuou em várias categorias e conquistou muitos títulos, levando o nome de Marechal Cândido Rondon. Foi campeão Paranaense de Bicicross (2005, 2006 e 2008). O primeiro título estadual, inclusive, lhe rendeu a homenagem como Personalidade Esportiva do Prêmio Marechal em 2005. A sua conquista mais importante foi o Campeonato Sul-Americano de Bicicross, em 2007. Porém, um acidente de carro ocorrido em 07 de setembro de 2008 o deixou paraplégico. Desde então, sua saúde ficou debilitada e, em decorrências de complicações, Max faleceu em 13 de setembro de 2011. Sua trajetória no esporte inspirou muitos atletas.
A pista já é considerada a melhor do Paraná e uma das melhores do país, com destaque para a modernidade dentro dos padrões atuais. O investimento foi de cerca de R$ 630 mil, com a utilização de recursos próprios do município.
O objetivo é formar campeões e também cidadãos de bem que praticam esportes. A pista também é utilizada para projetos de iniciação e atividades recreativas, promovidas pela Secretaria de Esporte e Lazer.