Na vida, carregamos a bagagem que adquirimos no transcorrer dela no dia a dia. Todos os dias é um aprendizado, essa escola é para toda a vida e a formatura é quando formos promovidos para a dimensão eterna. Atitudes praticadas por cada um de nós, podem marcar alguém, como podem nos deixar marcas, tanto para prosseguirmos bem ou mal. Quantas pessoas foram marcadas de forma prejudicial, por causa de atitudes erradas dos antepassados? Atitudes que deixaram marcas de dor, de ressentimentos, feridas, machucados que traumatizaram negativamente e que afetam o bom desempenho em todas as áreas da vida de uma pessoa, de um homem, de um pai de família.
Quando Deus criou o ser humano, criou conforme a Sua imagem e semelhança e diz o texto sagrado, que Ele os abençoou, tanto o homem quanto a mulher, Gênesis 1:27-28. Pela Palavra de Deus, existimos para sermos pessoas abençoadas e ser canais de bênção para o nosso próximo, e isso tem muito a ver com as atitudes. Homens que se baseiam no modelo de vida deixado por Deus, através da Sua Palavra, através da sua maneira de agir, deixam marcas que edificam e levam os filhos, os netos, bisnetos, a futura geração a seguir com as mesmas atitudes, louváveis. A sua, a minha, a nossa história, não precisa dar continuidade dos períodos amargos, ruins, por conta de atitudes erradas dos nossos antepassados, mas sim pegarmos o melhor, as atitudes louváveis deles e seguirmos em frente diante de tudo o que Deus tem para nós.
Paulo, o apóstolo, disse: “esquecendo-me das coisas que para traz ficaram, prossigo para as que estão adiante de mim…” Não conseguimos limpar o nosso subconsciente, nossa memória, mas com a graça, o amor, o favor, a compaixão de Deus, podemos avançar e não deixar na nossa história, atitudes que marcam ou que podem marcar os nossos entes queridos com o que é mal ou prejudicial, mas darmos todo o suporte que estiver ao nosso alcance para que eles fluam e também deixem seu legado de boas atitudes.
A proposta de Deus é sempre nos levar a andar na contramão de um sistema opressor, agressivo, violento, de maus negócios, de má índole, de mau testemunho, tanto para os da família, como para os que são de fora. A nossa sociedade precisa ser marcada com atitudes louváveis e principalmente que agradam a Deus, o Pai. Podemos ter plena certeza que há bênçãos, quando se age assim.