O ser humano sempre esteve à procura do melhor para si, o que não está errado e é muito importante e faz bem almejar o melhor. Me chamou a atenção o que o apóstolo João escreve desejando a Gaio: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”.3 João 1:2. O desejo de que tudo fosse bem com Gaio, mas o destaque aqui é: como vai bem a tua alma. Se a alma de um homem está bem, equilibrada, organizada, ele pode ir bem nas demais áreas de sua vida que não irá subir à cabeça. O maior perigo, que exige de nós grande vigilância, não está do lado de fora, nas circunstâncias, sejam elas boas ou ruins. Ele mora do lado de dentro, em nossas ambições e motivações.
Por essa razão, de forma incondicional e sem sombra de dúvidas, a prosperidade na vida de um homem deve começar de dentro para fora, nunca jamais de fora para dentro. A Bíblia, a nossa regra de fé, confirma, que homens ou pessoas se perderam em meio ao sucesso exterior que não foi acompanhado de triunfo interior. A mesma Bíblia ensina que o que contamina o homem, não é o que entra, mas o que sai. Provérbios 4:23 diz que sobre tudo o que devemos guardar, guardar o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Três áreas devem ser bem cuidadas na vida de um homem: ego, satisfação carnal e posses. O próprio Jesus Cristo, se o leitor observar, quando foi tentado, foi tentado nessas três áreas e em todas elas, ele usou a palavra de Deus, dizendo “está escrito”, não cedendo e vencendo exatamente o que também é lançado sobre nós.
Isso quer dizer para cada um de nós, que a nossa alma estando bem e em comunhão com Deus, o nosso ego não subirá à cabeça, seremos homens de uma só mulher, sem correr o risco de cometermos o pecado da traição conjugal, e por último, não seremos dominados por posses materiais e sim, teremos a capacidade de dominá-las. O grande fator aqui, para resumir, é o orgulho. E como alguém disse: o orgulho é como o mau hálito: quem o tem é o único que não percebe! Então é fundamental guardar o coração desse engano e vigiar em todo o tempo, para não corrermos o risco de não estarmos tendo atitudes erradas, que poderão nos prejudicar e nos levar a perdas preciosas em nossa vida, principalmente a nossa comunhão com Deus e a nossa família. A perda de comunhão com Deus e a perda da nossa família, é fatal. Cuidemos de nossa parte interna e nunca comecemos de fora para dentro e sim ao contrário, com toda a certeza, seremos homens segundo a vontade de Deus.