Ao ver o título acima, você leu ‘face’ ou ‘feice’? Bem, se você leu ‘feice’, provavelmente você tem usado bastante essa rede social (facebook). Em nossos dias, esta e outras redes sociais têm sido cada vez mais instrumentos de comunicação, seja para fins pessoais ou comerciais. Contudo, toda essa agilidade que surgiu com o objetivo de facilitar a comunicação, por vezes, acaba afastando as pessoas, que muitas vezes não se encontram, e somente trocam mensagens.
Nos tempos bíblicos, ainda não existiam tais tecnologias, e a comunicação, geralmente, se fazia através de cartas. No Novo Testamento estão registradas 21 cartas, algumas remetidas para comunidades, outras para um destinatário pessoal. O apóstolo João escreveu três destas cartas, e na última delas (3ª João), ele escreve ao amigo Gaio, contendo apenas 15 versículos. Nesta curta carta (que quase parece um bilhete), ele elogia o amigo e também Demetrio, e critica Diótrefes (leia na sua Bíblia).
Mas, lendo esta carta na Nova Versão Internacional (NVI) , algo que me chamou a atenção foram os versículos 13 e 14 (já finalizando), quando ele escreve: “Tenho muito que lhe escrever, mas não desejo fazê-lo com pena e tinta. Espero vê-lo em breve, e então conversaremos face a face” (outras versões estão um pouco diferente, mas com o mesmo sentido). Parafraseando, o apóstolo João, trazendo para os nossos dias, diríamos que: ‘Tenho muitas coisas para lhe contar, mas não quero enviar áudios e emojis. Quero te ver logo, e conversar pessoalmente’.
O apóstolo João (que também escreveu o Evangelho de João), foi um dos discípulos mais próximo de Jesus, e conhecido como o discípulo amado (cf.Jo.19:26). Ele certamente presenciou e aprendeu com o Mestre sobre a importância de uma CONVERSA DE FACE, ou seja, face a face, ou cara a cara, olho no olho, enfim, pessoalmente. Jesus teve muitos destes momentos com Seus discípulos.
Tem muitos detalhes que as comunicações não verbais podem comunicar (quer saber mais leia o livro: ‘O corpo fala’, do educador e psicólogo Pierre Wiel), seja pelo olhar, posturas ou gestos. E sempre podemos ser edificados e aprender algo, como Salomão escreve: “As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro”. (Pv.27:17 – NTLH).
Gosto muito da música ‘Vem me visitar’ do cantor Leandro Borges (com participação de Josué dos Anjos), que no refrão, diz: ‘Vem. Vem me visitar aqui em casa. Vem para experimentar de graça. Da graça de Deus que é abundante em meu lar. Vem. Vem pra tomar café com a gente. Vem porque a água já tá quente. Nosso prazer é receber nossos irmãos’. Não perca a oportunidade de visitar (ou receber visitas) de amigos, seja para tomar um chimarrão ou um cafezinho. Certamente um ‘bom papo’ é a melhor companhia.
Para concluir, cito uma frase de autor desconhecido que diz: “A melhor rede social continua sendo olhar nos olhos”. Assim, poderia escrever muitas coisas aqui, mas quando puder, terei prazer em conversarmos pessoalmente. Abraço em Cristo!