“Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança.” Lm. 3:21
Nossa mente nunca para! É cientificamente comprovado que nosso cérebro nunca desliga. Até quando estamos dormindo esse processador magnífico criado por Deus continua funcionando. Mas também é verdadeiro o fato de que podemos alterar o rumo de nossos pensamentos, fazendo com que nossos sentimentos e atitudes sejam também transformados. A sua vida sempre vai caminhar na direção de seus pensamentos mais fortes.
A Bíblia deixa claro a necessidade de renovarmos nossa mente para experimentar a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. Renovar a mente no sentido bíblico passa necessariamente pelo entendimento da esperança. Esperança não é uma luz no final do túnel, não é algo longínquo ou aleatório. Esperança é, na verdade, a alegre antecipação daquilo que é bom. É a certeza de que Deus é bom, me ama e cuida de mim! É a confiança no caráter de Deus, em Sua bondade e em Suas promessas!
O inimigo vem para matar, roubar e destruir. Na cultura atual, nós somos alimentados por uma dieta constante de notícias sobre morte, perda e destruição – as marcas do diabo. E se eu encher os meus pensamentos com aquilo que ele tem feito, viverei sempre em reação a ele. Mas ele não é digno de ter nenhuma influência sobre os meus pensamentos e planos, ou minhas ações. Obviamente, não estou sugerindo uma negação da realidade apresentada, ou viver em um mundo imaginário, mas sim o entendimento de uma verdade espiritual importante: Jesus veio para destruir as obras do diabo! Inclusive as obras que atuam nas mentes roubando a paz, matando o contentamento e destruindo os relacionamentos.
Todos nós enfrentamos desafios. Muitas coisas difíceis acontecem e afetam de maneira dolorida nossa vida ou de nossos entes queridos. Mas se encho a minha mente de preocupação, os problemas passam a me afetar e dominar minha vida. Sendo assim, eu não tenho nenhum refúgio para me esconder, pois o problema parece estar dentro de minha mente.
Em reação a isso, preciso estar convencido da bondade de Deus e da Sua presença por meio do Espírito Santo que habita em mim. Preciso estar mais ciente de Deus e do que Ele está fazendo do que das obras que o inimigo está fazendo.
Quando estou ciente Dele, eu posso me tornar parte da resposta. No entanto, se fico preocupado demais com o problema, fico mais propenso a me tornar um murmurador.
Tenha mais consciência de Deus do que dos problemas. Aquilo que eu colocar o meu foco vai determinar se vou caminhar como um vitorioso ou como uma vítima dos problemas que me cercam.