Conectado com

Capa

Esperança

“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois Aquele que prometeu é fiel”

Hebreus 10:23

Fim de ano, como o tempo passa rápido! Você também tem essa percepção ou sensação? Já estamos nos aproximando de um novo ano… “ano novo, vida nova”… como muitos costumam dizer.

O que você espera de 2023?

A nossa reportagem de capa desta edição é sobre esperança. Em quem ou em que você deposita ou tem esperança? Os versículos em destaque no título desta reportagem e na capa são (ou deveriam ser), o resumo de tudo: Deus. A nossa esperança está no Senhor, única e exclusivamente.

Quantas vezes colocamos esperança nas coisas deste mundo? Em pessoas? Em situações? Em cargos? E muitas outras invenções do ser humano… sendo que a única fonte de esperança verdadeira é o Senhor!

A nossa reportagem está linda e especial! Seja edificado e tenha um ano novo maravilhoso, cheio da esperança verdadeira, que é Jesus!

 

Minha esperança está no Senhor

“Mas agora, Senhor, o que hei de esperar? Minha esperança está em ti”. Salmos 39:7

O pastor Claus Klützke, da Igreja Evangélica Ágape Maranatha de Marechal Cândido Rondon, explica que, em um mundo conturbado, de conflitos políticos, guerras, rumores de guerra, problemas globais na natureza, ódio, assassinatos, ganância, busca por fama, manifestações por direitos sociais fora de embasamentos bíblicos que visam prejudicar a família que é a mais sonhada instituição de Deus, adaptação de princípios bíblicos para facilitar o pecado, desinteresse pela igreja e falta de vontade para ir aos cultos (poderia mencionar inúmeros problemas contemporâneos que se lançam contra você, para lhe tirar a esperança, como lutas do dia a dia, doença, dor, fome, etc), muitas vezes, alguns até perdem a vontade de viver! “O texto de introdução traz o anseio do coração do salmista: ‘Mas agora, Senhor, o que hei de esperar?’ Porém, ao mesmo tempo, a certeza de sua alma, quando diz: ‘Minha esperança está em Ti’. Nesse momento, é fundamental a oração, pois ela nos traz novas forças e viva esperança: ‘De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança’. Salmos 5:3”, destaca.

 

Sobre o futuro…

O pastor Claus recomenda buscar ao Senhor todos os dias, encontrar Nele força, coragem e alegria para viver uma vida simples e piedosa no Reino de Deus: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. Romanos 12:12. “Não fique triste e desesperado, há uma viva esperança que o Senhor concede pra você: ‘Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus’. Salmos 42:11. Esta esperança não somente auxilia a nossa vida na Terra, mas também, o nosso futuro: ‘Ele o fez a fim de que, justificados por Sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna’. Tito 3:7”, ressalta.

Em quem está a sua esperança? Nas coisas passageiras desse mundo? Na riqueza, na fama, nos prazeres que somente satisfazem momentaneamente, uma vida afastada de Deus? “Você vive triste, desanimado e angustiado? Entrega o seu coração a Jesus hoje e Ele te dará novo alento, paz, alegria e você poderá afirmar juntamente com as palavras do salmista: ‘A minha esperança está no Senhor’. Salmos 39:7. Amém”, finaliza.

 

Renovando a esperança

“Então, disse eu: já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor”. Lamentações 3:18. Com esse versículo, o pastor Farnei Everaldo Thiele, da Igreja Presbiteriana Renovada de Marechal Cândido Rondon, inicia a sua participação nesta reportagem. “Esperança de alegria, de cura de restauração, ah isso já era. Onde está Deus para mim? De onde vou tirar forças para continuar? Uma quantidade de gente, se for honesta, vai dizer ‘eu não tenho mais esperança no Senhor’. Jeremias não tem vergonha de dizer e escrever isso nas suas Lamentações. Isso nos faz saber que gente que ama a Deus, que crê em Deus, experimenta também o desespero. Mas ele chega num dado momento e interrompe esse fluxo numa perspectiva de reação e diz: ‘Quero trazer a memória o que pode me dar esperança’. Lamentações 3:21. O que pode nos dar esperança em qualquer hora, em qualquer tempo? Bem, precisamos recomeçar dizendo: ‘Eu quero: é uma vontade minha, é decisão pessoal, é uma conversão de mente’. Se eu não puder dizer ‘eu quero’, nenhuma boa memória vai me visitar, nenhuma esperança vai se achegar”, destaca.

 

O que pode renovar a nossa esperança?

Qual é o fundamento da nossa esperança e o que renova a nossa esperança? 1º “As Misericórdias do Senhor que não têm fim e se renovam a cada manhã.” Lamentações 3:22-23. “A Misericórdia de Deus é a oportunidade para nós de recomeçarmos a vida. É uma folha em branco todo dia, onde Deus diz: ‘Comece de novo, meu filho, comece de novo, minha filha’. A matéria-prima da aliança de Deus comigo e com você não é prata nem ouro, mas a misericórdia de Deus, representada pelo sangue de Jesus. Leia 1 Pedro 1:18,19. O elemento contingencial ou existencial, seja qual for, não tem durabilidade maior do que as misericórdias do Senhor que não têm fim”, acredita.

O que pode renovar a nossa esperança? 2º É dizer: “A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei Nele”. Lamentações 3:24. “Qual o nosso maior bem? Qual é o nosso tesouro? O que você diz ‘sem isso eu não vivo’? Podemos viver com muitas ausências, mas Deus não pode nos faltar. Todos nós chegamos numa hora da existência, que não tem mais conquista ou pessoa que encha o nosso coração, não há nada, nenhum fator que motive a gente na direção da esperança, tudo nos seca, tudo esvazia. Aí nesse dia você precisa ter no coração Deus como bem maior da sua vida. Leia Salmos 73:25,26”, orienta o pastor Farnei.

O que pode renovar a nossa esperança? 3º “Bom é aguardar a Salvação do Senhor e isso em silêncio”. Lamentações 3:26. “Contra lógica humana, ter paciência, ter calma, ter pacificação e aguardar. Nossa geração não sabe esperar, é geração desesperada, Deus tem que ser instantâneo. A fé e a esperança crescem não na instantaneidade das coisas, mas na perseverança. E o que é Salvação do Senhor? Em sentido especial, é o livramento de tudo o que faz separação entre o homem e Deus. Qual é a ‘lógica’ da Salvação? É que estou perdido, perto do meu fim, os meus recursos não me são suficientes, eu não banco a minha vida, eu preciso ser salvo. Precisamos admitir a nossa limitação, a nossa fraqueza, a nossa incompetência, a nossa falência. Leia Salmos 40:1-3. A nossa esperança se renova na Salvação do Senhor. E ainda: 4º A nossa esperança se baseia na memória de Jesus de Nazaré. “Nossa fé tem esperança porque tem fundamento. Nós temos uma história de salvação e cremos que Jesus está vivo, está no meio de nós e habita em nós. Em toda a história da humanidade, não há um guia espiritual exceto Jesus Cristo que disse: ‘Eu Sou o caminho, Eu Sou a verdade, Eu Sou a vida’. João 14:6. Todos os outros guias espirituais disseram: ‘eu vou mostrar a vocês o caminho, eu vou dizer a vocês a verdade, eu vou guiar a vocês à verdade’, mas Jesus disse: ‘Eu Sou a verdade, Eu e o Pai somos um e Eu sou a Viva Esperança’”, explica.

 

O verbo esperançar…

O pastor Farnei complementa dizendo que haverá um dia que a Esperança será consumada e que todos estaremos juntos celebrando na mesa do nosso Pai Celestial e celebraremos novos céus e nova terra. “Esperamos a consumação do Reino de Deus, esperamos o dia quando dos nossos olhos serão enxugadas todas as lágrimas e não haverá mais dor e nem sofrimento. Esperamos o dia em que não estaremos mais dividindo, competindo e guerreando entre nós e haverá paz universal. Nós esperamos esse dia chegar. Leia I Coríntios 15:19. E como esperamos? De braços cruzados? Claro que não. Esperamos praticando o verbo esperançar. Porque temos Esperança, somos inconformados e não nos cansamos de fazer o bem para já vermos os primeiros sinais do Reino de Deus na nossa casa, no nosso trabalho e na nossa comunidade. Porque temos Esperança, não vamos nos render por maior que seja a calamidade. Porque temos Esperança, o fruto da nossa Esperança é o compromisso com a mudança: estamos abertos a nos avaliarmos, a refletirmos e a repensarmos o nosso jeito de ser.  I Pedro 1:3 diz: ‘Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva Esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos’. Que o Senhor Deus visite o seu coração e renove a sua Esperança. Deus te abençoe. Um grande abraço”, finaliza.

 

Uma extensão da fé…

A pastora Ana Paula Lopes Hartwig, da 2ª Igreja Batista Independente de Marechal Cândido Rondon, conta que existe uma frase de Nelson Mandela que diz: “Devemos inspirar esperança onde há desespero”. “Com este propósito de inspirá-lo, te convido a acessar um conteúdo precioso que é as sagradas escrituras. Encontramos na carta de Paulo aos Romanos 8:24-25 a seguinte citação: ‘Esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos’.

Quando falamos em esperança, estamos pensando em acontecimentos futuros, como: ‘tenho esperança que virão dias melhores’, ‘tenho esperança que encontrarei o meu grande amor’, ‘tenho esperança que ficarei curado(a)’, ‘tenho esperança que terei um trabalho melhor’, etc… pois a realidade atual pode ser oposta àquilo que gostaríamos de estar vivendo. É exatamente nestes momentos que os nossos olhos não estão vendo aquilo que gostaríamos, que precisamos ter esperança”, explica.

Esperança não no sentido de uma perspectiva otimista ou pensamento desejoso sem qualquer fundamento, mas no sentido de expectativa confiante baseada em sólida certeza. “Este é o significado da palavra esperança em seu idioma original, grego. Este significado é tão profundo, esperança é muito mais que otimismo, é muito mais que desejo… esperança é uma extensão da fé. Ter esperança é confiar, aguardar, ser paciente”, destaca a pastora.

 

Esperança em quem?

A pastora Ana Paula explica que o texto bíblico em destaque inicialmente, tem em seu contexto este assunto: “os sofrimentos do presente e a glória futura”. Talvez o que você esteja vivendo hoje, seja algo parecido. O sofrimento pode estar sendo a sua realidade, o tempo pode estar sendo sofrido em seu viver. É nestas ocasiões da vida que precisamos ter esperança. Esperança de um futuro. “Em quem você tem depositado sua esperança? A resposta a esta pergunta faz toda diferença. Muitas pessoas se encontram desesperançosas porque têm colocado sua esperança e expectativa em pessoas, seres humanos, falhos e limitados. Por outro lado, existem pessoas que há muito tempo descobriram o segredo para obter a verdadeira esperança, e este segredo será compartilhado com você, querido leitor! Ele encontra-se no texto bíblico de 1 Tessalonicenses 1:3 c: ‘Como é firme a esperança que vocês tem em nosso Senhor Jesus Cristo’. A esperança destas pessoas estava firmada em Jesus Cristo! Os membros da igreja em Tessalônica estavam sendo elogiados pelo apóstolo Paulo, pela firme esperança que tinham em Jesus Cristo. Nele encontramos a fonte da verdadeira esperança, Jesus Cristo, o filho de Deus. Havia uma promessa divina a respeito do Seu nascimento muito tempo antes Dele nascer, havia sido anunciado por intermédio do profeta Isaías: ‘Porque um menino nos nasceu, um filho nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz’. Isaías 9:6b. Juntamente com o nascimento de Jesus, nascia a esperança para toda a humanidade”, ressalta.

O convite que Deus faz a todos é para depositarem a sua esperança, a sua confiança Naquele que veio a este mundo para cumprir um propósito único e intransferível; Jesus Cristo nasceu, viveu, morreu na cruz para que todo aquele que Nele crer, não morra, mas tenha a vida eterna. “Deus enviou Seu filho amado a este mundo, para trazer esperança de vida, de um futuro e de salvação! Esperança para além desta vida”, finaliza a pastora Ana Paula.

Capa

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Capa

Para o Topo