Conectado com

Anos Dourados

Fuja da solidão

Você está conversando regularmente com alguém? Tem pessoas com quem compartilhar suas alegrias e tristezas? Está fazendo coisas em conjunto com outras pessoas? Sente que há pessoas que se interessam por você?  Se respondeu negativamente a questões como estas, então pode estar sofrendo de solidão.

Solidão não é apenas estar sozinho. Ter momentos sozinho é até bom. De vez em quando, precisamos estar só conosco mesmos, ter momentos só para nós; refletir, meditar, avaliar nossa vida, nossas prioridades, nossos relacionamentos. Ouvir Deus falar, pela sua Palavra; falar com Deus pela oração.

A solidão acontece quando sentimos a falta dos relacionamentos. Quando há tristeza e angústia por não fazermos parte de um grupo próximo. Quando nos sentimos desligados, desconectados da própria família e de outros grupos. É a sensação de que não somos compreendidos por ninguém à nossa volta e que não possuímos as relações significativas como gostaríamos. Assim, podemos estar solitários mesmo rodeados de pessoas.

A solidão é bastante comum na velhice. Por isso, os idosos e seus familiares precisam estar atentos e agir para que não aconteça. Ela dói. Pesquisas demonstram que ela pode aumentar o risco de doença cardíaca e derrame cerebral em quase um terço e que pessoas solitárias têm maior pressão arterial e uma menor expectativa de vida. Se uma pessoa se sente solitária, o risco de ela sofrer depressão um ano depois é bem alto.

A própria pessoa precisa tomar iniciativas: valorizar as pessoas ao seu redor, perguntar e interessar-se por suas conquistas e fracassos, seus sentimentos de alegria e de tristeza.  Saber ouvir.

E apegar-se a Deus. Ele é a melhor companhia. O Salmo 16 da Bíblia é um bonito texto para nos ajudar na questão da solidão. “Estou certo de que o SENHOR está sempre comigo; Ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar. Por isso o meu coração está feliz e alegre”. Versos 8 e 9. Mas também precisamos de pessoas. “Como são admiráveis as pessoas que se dedicam a Deus! O meu maior prazer é estar na companhia delas.” Verso 3. E Deus nos ajuda a termos bons relacionamentos: “Deus faz com que o solitário more em família.” Salmo 68:6.

Fuja da solidão! Faça a sua parte para ter bons relacionamentos. E em oração peça a Deus que com Seu poder e amor, mude o que você não consegue.

Anos Dourados
Romildo Wrasse

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Anos Dourados

  • Anos Dourados

    Quando a ansiedade é um problema

    Por

    Você se preocupa demais com as coisas, por antecedência? Você sofre por antecedência com o que...

  • Anos Dourados

    Experiência conta?

    Por

    Recentemente, ouvi a expressão “bananeira que já deu cacho”, referindo-se a uma pessoa idosa. Um tronco...

  • Anos Dourados

    Você é legalista?

    Por

    O que é ser legalista? É a pessoa que ensina e aplica o legalismo. Legalismo é...

  • Anos Dourados

    Idade, vida e movimento

    Por

    “Cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” Ef 2:15   “A vida é...

  • Anos Dourados

    Idosos e o tempo – falta ou sobra?

    Por

    Falar de tempo é algo bem atual. Cada pouco se ouve expressões como: não tenho tempo!...

Para o Topo