A gratidão é um sentimento que devemos cultivar dentro de nós a todo instante. Ela surge naturalmente nos momentos felizes, mas nos momentos de dificuldade e de tristeza, temos que nos esforçar um pouco mais para encontrá-la. O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios, diz o seguinte: “Deem graças ao Senhor, clamem pelo Seu Nome, divulguem entre as nações o que Ele tem feito. Cantem para Ele, louvem-No; contem todos os Seus atos maravilhosos. Gloriem-se no Seu Santo Nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor”. 1ª Crônicas 16:8-10.
Ser grato a Deus é entender que a vida é um dom divino, e ao mesmo tempo, estamos vivos por causa desse dom. Ser grato é entender que somos afortunados por ter família, saúde, teto para morar, alimento diário. Ser grato a Deus é aceitar as bênçãos, mas ao mesmo tempo também os obstáculos, e isso com o coração aberto, sabendo que o tempo de Deus nem sempre é o nosso tempo e que Ele sempre agiu, vem agindo e agirá ao nosso favor, pois nos ama e sempre quer o nosso bem. Ser grato a Deus é ter a certeza de que Ele está cuidando de nós e fazendo sempre o melhor. Um homem de verdade, com virtudes, humildade, sinceridade, atribui tudo o que tem a Deus, e por essa razão é agradecido.
Outro motivo para seguirmos o versículo bíblico no que diz respeito à gratidão, é o fato de chagarmos nesse mês, Outubro Rosa, e homenagearmos tantas mulheres que com a graça de Deus, venceram o câncer de mama e tantos outros e hoje podem testemunhar dessa batalha vencida. Podemos ser gratos a Deus por essa grande capacidade dada por Ele de vencermos juntamente com elas, porque nenhum ser humano sofre sozinho, sempre haverá alguém para estar ao seu lado. Quantos esposos estiveram e ainda estão ao lado de sua esposa? Quantos pais deram e estão dando apoio à sua filha ou a alguém da sua família passando por esse problema ou que passaram? Somos gratos a Deus porque ninguém parte antes da hora determinada por Ele, e quando isso acontece, é porque Ele tem um lugar preparado para cada um de nós. Aliás, foi Jesus que disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar”. João 14:2.
Podemos dizer que um coração grato agrada a Deus e abre portas para todas as áreas de nossa vida, por outro lado, Deus abomina a ingratidão. Então, fica a dica: seja sempre uma pessoa agradecida a Deus e ao seu próximo.