Conectado com

Legado para as Futuras Gerações

Pastores

Legado para as Futuras Gerações

Pastor Elizeu Kelm

Igreja Batista Independente de Nova Santa Rosa

 

“Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”. I Coríntios 11:01

Legado (Erbe em Alemão) é aquilo que é passado a outros. Aquilo pelo qual as pessoas se lembram de nós. Nesse sentido, nosso legado pode ser algo positivo ou negativo. No geral, todos queremos deixar um legado positivo, pois ninguém gosta de ser lembrado por seus defeitos.

Imaginemos que depois da nossa morte, passam uns 50 anos e alguém vai no cemitério, limpa a lápide onde fui enterrado e veem o meu nome; o que as pessoas vão lembrar de mim?

E de você, o que as pessoas vão lembrar? O que nossos bisnetos ouvirão falar de nós, o que os nossos netos dirão aos nossos bisnetos? Estamos mais preocupados em deixar uma herança, “dinheiro e posses”, do que a maior herança, que é um legado de um homem ou mulher de fé, de coragem, fiel, temente a Deus.

Olhando para o texto que temos lido, fala do legado de Paulo: “IMITADOR DE JESUS”

Quando falamos de Davi, lembramos do legado de coragem ao enfrentar Golias, um homem de 2.90 de altura. Vejamos o texto de I Samuel 17:45-50: “E Davi disse ao filisteu: ‘Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e Ele entregará todos vocês em nossas mãos’. Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo. Retirando uma pedra de seu alforje, ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou”.

Entre tantas palavras, podemos dizer: “Davi estava louco, fora de si, como assim lutar contra um homem experimentado em guerras, fortemente armado, e o dobro do tamanho?” Mas Davi conhecia Seu Deus e expressa claramente aqui neste verso 47: “Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e Ele entregará todos vocês em nossas mãos”.

Legado de coragem para todos nós que Davi deixou….

O que dizer de Daniel, que deixou um legado de Oração mesmo diante da proibição, que após o decreto do Rei, ninguém poderia se dobrar diante de outro Deus, e quem se dobrasse seria lançado na cova dos leões e o que ele fez, conforme diz em Daniel 06:10: “Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer”.

Legado de Oração, mesmo proibido, ele continuou fazendo o que ele tinha o hábito de fazer…

E nós, se vier a proibição de não podermos orar e ir à casa do Senhor, o que faremos? Talvez vamos continuar fazendo o que habitualmente fazemos, continuar não orando, não estudando a palavra de Deus.

E o que dizer do menino que tinha 5 pães e 2 peixinhos, João 06, onde mais de 10 mil pessoas foram alimentadas. Aquele menino deixou um legado que o pouco nas mãos de Jesus é suficiente para a manifestação da Glória de Deus.

Quantas e quantas vezes ouço dizer: “eu não sei fazer nada, eu não sei falar, eu não tenho nada pra oferecer, eu sou tão pobre, sou insignificante”. Daí pergunto: o que é 5 pães e 2 peixes para 10 mil pessoas? Nada!

Por isso, precisamos aprender de uma vez por todas que aquilo que temos, aquilo que somos, é suficiente para a manifestação da glória de Deus através de nossas vidas.

Que legado glorioso daquele menino, legado da manifestação da Glória de Deus.

Que possamos, através das nossas vidas, sermos as brasas vivas, sermos a maior influência da manifestação da Glória de Deus…

Meus irmãos que legado estamos deixando para:

  • Nossos filhos?
  • Nossa cidade?
  • Nossa igreja?

Legado de mentira, de traição, infiel, devedor, caluniador, fofoqueiro?

Precisamos rever nossa real situação e mudarmos todo esse quadro o quanto antes e assim deixar um legado maravilhoso para as futuras gerações.

 

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Artigos Populares

Para o Topo