Por Pastor Edson Noskoski
O avivamento real só existirá quando a igreja aprender a ser totalmente dependente do Senhor, quando vivermos o amor incondicional, sem colocar opções para Deus, fazermos todo o possível as nossas forças simplesmente pelo prazer de que o nosso Deus seja louvado. Precisamos abrir mão das nossas vontades para que a vontade de Deus possa ser realizada em nós.
O que é avivamento?
No dicionário Aurélio, avivamento é definido como o ato ou efeito de avivar – tornar mais vivo, mais nítido, cobrar ânimo, ficar intenso.
Mas, o que avivamento significa dentro do contexto que vivemos – a igreja de Jesus?
1 – Primeiramente o avivamento nos fala de “Retornar”!
No Salmo 85:6 lemos: “Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?” Esse texto nos indica a ideia da necessidade de uma recuperação. Nos fala de sairmos de um estado de apatia e inércia, para uma vida de alegria e significado. Traz a ideia de um retorno a uma vida que só é experimentada na lembrança do passado – distante da realidade presente. Esta vida é possível, mas foi perdida em algum lugar da existência da fé.
2 – Em segundo lugar, nos fala de “Restaurar”!
Salmo 126:4
O avivamento restaura verdades. Restaura aquilo que um dia cremos (nossa doutrina) e vivemos (nossa prática), mas que por alguma razão abandonamos ao total desapreço. Portanto, o avivamento é uma recuperação daquilo que está esquecido, obscurecido. O avivamento repara o altar da nossa vida. Restaura o nosso fervor, nosso ânimo e nossa paixão pelo Senhor do Reino e pelas coisas do Reino.
3 – Em terceiro lugar, avivamento nos fala de “Restituir”!
Salmo 51:12
É a restituição de um entusiasmo rejuvenescido; de um andar em santidade. O avivamento é a volta de uma vida de credibilidade! Isto é mais que grandes concentrações, mais que “êxtase pentecostal”, mais que uma experiência com o sobrenatural, mais ainda do que milhares de pessoas se agregando às Igrejas evangélicas. É mais que o testemunhar das mudanças sociais que ocorrem – novos apartamentos, novos carros, novos empregos e novas empresas. “Avivamento é uma operação do Espírito de Deus, entre seu povo”. É Deus agindo em sua Igreja. É a volta do culto verdadeiro, da adoração genuína, da contrição de coração. É mais que um ensinar teórico. É a prática – a vida. É o povo pregando o que na vida já faz!
É esta vida que o avivamento pode restituir!
Que Deus nos ajude a sairmos da “vida morta” e restaure em nós Seu altar, restituindo-nos um estilo de vida coerente com o caráter Dele!