Ao contemplar a grandeza do Criador, logo percebo que é impossível esquadrinhar o Seu entendimento. Não dá para mensurar o grande Deus a partir das nossas unidades de medida aqui da Terra. A imensidão da Sua Glória, do Seu Poder, do Seu amor, os Seus atributos são insondáveis. “Não se pode esquadrinhar o Seu entendimento”. (Is 40:28 ARA); “…Sua sabedoria é insondável”. (Is 40:28 NVI).
Olho para o homem, e vejo-o apenas como um pequeno grão de areia entre outros bilhões da vastidão da praia; uma molécula de água no grande Oceano; a menor estrela no infinito do Universo. Mas as sábias palavras do salmista me fazem refletir sobre este mesmo homem, a maneira maravilhosa como foi projetado e formado por Deus, dotado de capacidades que o tornam especial dentre todos os seres vivos. “Pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: Todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares. Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o Teu nome em toda a terra!” (Sl 8:4-9).
Dirijo outra vez os meus olhos ao Eterno, Excelso e Majestoso Pai da luz; descubro que Ele não se cansa, nem se fatiga; Deus não muda, pois Nele não há sombra de variação. Concluo afirmando: eis aqui a fonte inesgotável de vida, força e poder sem igual! “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga (Is 40:28). “…em quem não há mudança nem sombra de variação”. (Tg 1:17).
Enquanto isso, constato que lá do outro lado estou eu, a minha fraqueza, pequenez e fragilidade humana: eu me canso; sinto fadiga; perco o ânimo; tenho ansiedade; sinto medo; sofro frustrações e até mesmo chego a cair. “Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão”. (Is 40:30). Mas lá no alto está Ele, o Senhor, com as Suas mãos estendidas sobre mim. Em um abrir e fechar de olhos passo a ser atraído pelo grande “EU SOU” (Ex 3:14), Ele me abraça, me imerge na dimensão do Espírito e me revela Jesus. Abre o Seu coração em meu favor, e me mostra o quanto me ama e gosta de mim. Os meus olhos passam a contemplar a Sua glória, formosura e o Seu grande cuidado por mim. Porque é Ele que “Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”. (Is 40:29).
Enquanto espero no Senhor, a Sua resposta vem para sarar a ferida; tirar a minha dor; acalmar o meu interior; apaziguar o meu coração, Nele espera a minha alma: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”. (Is 40:31).27