Hoje vamos conhecer uma história que aconteceu com Jesus quando era criança. Você está preparado? Então vamos lá!
Os pais de Jesus, Maria e José, iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa, como faziam todos os judeus. Naquele tempo, eles viajavam em caravanas, isto significa que iam com outras pessoas, seus amigos, parentes e vizinhos, caminhando… isso mesmo: viajavam a pé!
Jesus já tinha 12 anos, era um pré-adolescente e viajou com seus pais para Jerusalém. Estava tudo indo muito bem. Os dias da festa terminaram, José e Maria voltaram com seus amigos e parentes para Nazaré, mas Jesus ficou em Jerusalém. Os pais do menino só perceberam que Ele havia ficado em Jerusalém depois de um dia de caminhada, quando começaram a procurar o garoto entre seus parentes e ninguém sabia de Jesus.
José e Maria voltaram o mais rápido possível para Jerusalém; estavam preocupados, angustiados, afinal, o menino só tinha 12 anos.
Começaram a procurar por Jesus, mas não o encontravam. Onde será que Jesus está? Será que aconteceu algo com Jesus?
Até que seus pais o encontraram num lugar que não podiam imaginar: no templo, sentado entre os doutores da lei, ouvindo-os e fazendo perguntas. Os doutores da lei eram pessoas inteligentes e Jesus estava conversando com eles sem parar. Um garoto de 12 anos que não estava brincando nas ruas, como os outros garotos de sua idade… isso era inacreditável.
Todas as pessoas que escutavam Jesus ficavam maravilhadas com sua inteligência, inclusive seus pais.
Maria se aproximou de Jesus e disse: “Filho, por que fez isso para conosco? Teu pai e eu estávamos preocupados com você!”
A resposta de Jesus foi de um adulto: “Por que me procuravam? Não sabem que eu preciso cuidar das coisas de meu Pai (Deus)?”
Jesus, em sua resposta, se referiu às coisas do reino de Deus, afinal era o Filho de Deus.
Depois disso, Jesus voltou com seus pais para Nazaré. Maria, apesar de não ter entendido nada, guardava no seu coração todas estas coisas.
Mesmo sendo filho de Deus, Jesus obedecia José e Maria, pois sabia que deveria honrar os pais que cuidavam dele aqui na terra. E assim Jesus crescia em tamanho, sabedoria e graça.
A história não se trata de Jesus ser desobediente, Ele obedecia e respeitava muito seus pais, mas naquele momento ele demonstrou inteligência sobre o reino de Deus e fez com que outras pessoas se interessassem também.
E você, é obediente em tudo com seus pais? Sim, devemos sempre respeitar e obedecer nossos pais, pois eles sabem o que é melhor para nós e nos amam muito. E isso agrada muito a Deus.